Estágio de Arqueologia II
Objetivos
OB1. Desenvolver experiência de trabalho práctico em arqueologia de campo e gabinete; OB2. Aplicar em contextos práticos as competências teóricas adquiridas em sala de aula;OB3. Aprofundar metodologias de trabalho de campo, nomeadamente em escavação arqueológica;OB4. Executar trabalhos de prospecção arqueológica;OB5. Saber distinguir metodologias e aplicar diferentes técnicas e equipamentos de registo arqueológico;OB6. Incrementar capacidades de trabalho em equipa
Caracterização geral
Código
01105634
Créditos
6.0
Professor responsável
Catarina Maria dos Santos Guerra Tente
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
- BANNING, E. B. (2002). Archaeological Survey: Manuals in Archaeological Method, Theory and Technique. Nova Iorque: Kluwer Academic / Plenum Publishers. - BARKER, P. (1986). Understanding Archaeological Excavation. Londres: Batsford. - DAVID, Bruno, THOMAS, Julian, ed. (2008). Handbook of Landscape Archaeology. Londres e Nova Iorque: Routledge. - HARRIS, E. C., BROWN, M. R., BROWN, G. J., ed. (1993). Practices in Archaeological Stratigraphy. Elsevier. - ORTON, C.; TYERS, P.; VINCE, A. (1987). Pottery in Archaeology. Cambridge: Cambridge University Press. - RICE, P. M. (1987). Pottery analysis. A sourcebook. Chicago: University of Chicago Press. - ROSKAMS, S. (2001). Excavation. Cambridge: Cambridge University Press
Método de ensino
Os conteúdos da UC serão desenvolvidos em aulas práticas presenciais, tidas em ambiente de campo e de laboratório, que promovem o contacto directo dos alunos com os diversos contextos e materiais arqueológicos, bem como com os vários instrumentos, técnicas e metodologias. O ensino é feito através de explicações e de exemplificações, promovendo a interacção entre os diversos participantes e a discussão dos trabalhos e das estratégias aplicadas.
Método de avaliação
Método de avaliação - Os alunos serão avaliados pelas actividades prácticas em que participam, segundo critérios predefinidos, o que vale 70% da classificação final.(70%), Uma vez terminado o trabalho de campo os alunos elaboram um relatório dos trabalhos realizados, que corresponde a 30% da classificação final. A avaliação será efectuada através da média ponderada entre o trabalho prático e o relatório realizado sobre esses mesmos trabalhos.(30%)
Conteúdo
1. Metodologias de trabalho de campo: prospecção, escavação e levantamentos arqueológicos;2. Metodologias de trabalho de laboratório: métodos quantitativos; datação relativa e absoluta.3. Desenho e tipificação dos materiais arqueológicos;4. Logística e preparação do trabalho de campo.