Métodos Digitais em Arqueologia
Objetivos
Introduzir metodologias informáticas úteis na recolha, sistematização e análise de informação arqueológica. Pretende-se que os alunos fiquem habilitados à geoferenciação de informação e ao levantamento fotogramétrico de sítios arqueológicos. Os alunos serão também introduzidos no tratamento de imagens raster e vectoriais, manipulação de bases de dados, elaboração de mapas e análises simples em Sistemas de Informação Geográfica (SIG)
Caracterização geral
Código
01105677
Créditos
6.0
Professor responsável
José António Bettencourt
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Allen, K.M.S., Green, S. e Zubrow, E.B.W. (eds.) (1990) - Interpreting space: GIS and archaeology, Applications of Geographic Information Systems, Londres: Taylor & Francis.
Historic England (2017) - Photogrammetric Applications for Cultural Heritage. Guidance for Good Practice. Swindon. Historic England.
Lock G. (2003) - Using Computers in Archaeology: Towards Virtual Pasts, Londres: Routledge.
Marín-Buzón, C.; Pérez-Romero, A.; López-Castro, J.L.; Ben Jerbania, I.; Manzano-Agugliaro, F. Photogrammetry as a New Scientific Tool in Archaeology: Worldwide Research Trends. Sustainability 2021, 13, 5319. https:// doi.org/10.3390/su13095319
Será distribuída bibliografia específica durante o semestre
Método de ensino
As aulas teóricas sobre as aplicações informáticas em arqueologia mostram casos da sua utilização em investigação e gestão do património cultural. As aulas com exercícios práticos partem dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e introduzem diverso software de tratamento e manipulação de imagens e SIG (serão privilegiados softwares em open source). Os alunos são incentivados a procurar recursos em linha, manuais e tutoriais, ganhando ferramentas para a autoaprendizagem.
Método de avaliação
A avaliação será baseada na realização de dois exercícios práticos ao longo do semestre:
a) Teste - Análise em SIG e ilustração de materiais arqueológicos (70%);
b) Trabalho de grupo – ensaio sobre a utilização de computadores em arqueologia ou vectorização de desenhos, georeferenciação, vectorização e análise em SIG de dados publicados sobre sítio arqueológico, com elaboração de um relatório - 30%.
Conteúdo
1. Computadores e arqueologia nas últimas décadas.
2. Ferramentas digitais de documentação do património arqueológico
2.1 Georeferenciação do património arqueológico
2.2 Fotogrametria à escala de sítio
3. Sistemas de Informação Geográfica em Arqueologia.
3.1 Introdução aos SIG em Arqueologia.
3.2 Operações básicas com dados vectoriais e raster.
3.3 Georeferenciação e vectorização de plantas arqueológicas.
3.3 Elaboração de mapas em SIG.
4. A documentação digital de objetos
4.1 Fotografia e tratamento de imagens bitmap
4.2 Desenho vectorial
4.3 Registo tridimensional