História das Religiões na Antiguidade

Objetivos

1. Saber relacionar as diferentes dimensões espácio-temporais inerentes à Antiguidade e compreendê-las numa perspectiva simultaneamente sincrónica e diacrónica;
2. Conhecer as principais e mais actuais interpretações historiográficas relativas às temáticas estudadas;
3. Conhecer os principais documentos históricos e ser capaz de os analisar e interpretar, compreendendo-os no seu contexto histórico;
4. Revelar consciência crítica de como os processos e fenómenos religiosos actuais se relacionam e enraízam no passado;
5. Desenvolver capacidades de exposição oral e escrita, integrando vocabulário e um discurso conceptual adequados à disciplina;
6. Adquirir conhecimentos e competências que possibilitem o aprofundamento do estudo das religiões na Antiguidade;
7. Compreender a especificidade da linguagem religiosa;
8. Conhecer as diferentes vertentes da fenomenologia religiosa na Antiguidade;
9. Compreender a importância do fenómeno religioso na idiossincrasia do homem na Antiguidade.

Caracterização geral

Código

711051098

Créditos

6.0

Professor responsável

Isabel Cristina Gomes de Almeida

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

Black, Jeremy & Green, Anthony. (1998). Gods, Demons and Symbols of Ancient Mesopotamia. An Illustrated Dictionary. London: British Museum Press.
Bottéro, J. (1998) La plus vieille religion en Mésopotamie. Paris : Éditions Gallimard
Dalley, S. (2000) Myths from Mesopotamia- Creation, the Flood, Gilgamesh and others. Oxford: Oxford University Press.
Sanmartín, J. & J. Serrano(2006) Historia Antigua del Próximo Oriente: Mesopotamia y Egipto. Madrid: Ediciones Akkal.
Walls Neal H. (ed.) (2005). Cult Image and Divine Representation in the Ancient Near East, Boston, American School of Oriental Research

Método de ensino

As sessões têm um cariz teórico-prático, onde os discentes devem participar activamente na discussão de bibliografia e de fontes (escritas, iconográficas e materiais) específicas.

Método de avaliação

Dois elementos de avaliação escritos, onde se privilegia a análise de temas específicos através da interligação de fontes e bibliografia especializada.

Conteúdo

1. Estudos da Religião: enquadramento teórico-metodológico
1.1 A fenomenologia da Religião: diferentes perspectivas académicas
1.2 O aparato teórico-metodológico da História das Religiões: conceitos e metodologias



2. As religiões na Antiguidade – a Ásia Ocidental
2.1 O contexto histórico
2.2 Que fontes para a História das Religiões da Ásia Ocidental?
2.3 Religião ou Religiões?
2.4 A organização do universo divino



3. As concepções de criação
3.1 Os processos cosmogónico e teogónico
3.2 A antropogonia e a destruição diluviana
3.3 A visão da morte
3.4 As diferentes dimensões do destino humano



4. As práticas cúlticas
1.1 A religiosidade oficial: os grandes festivais cúlticos; as práticas no templo
1.2 A religiosidade e a instituição real: o governante enquanto sumo-sacerdote
1.3 A religiosidade pessoal: agentes e práticas



5. A singularidade divina
5.1 Tendências monoteizantes
5.2 O desenvolvimento do monoteísmo bíblico.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: