História da Idade Contemporânea

Objetivos

a) Adquirir uma visão geral da época contemporânea, tendo como referências fundamentais a ascensão e o declínio da primazia europeia ao longo dos séculos XIX e XX
b) Compreender o alcance das grandes transformações operadas pela modernização económica, social e política das sociedades europeias ao longo do período estudado e o seu impacto no mundo extra-europeu.
c) Compreender as razões do declínio global das potências europeias e conhecer as linhas gerais do sistema internacional do pós-II Guerra Mundial.
d) Conhecer os principais debates historiográficos relativos aos temas estudados.
e) Conhecer a literatura fundamental sobre os diferentes tópicos do programa e ser capaz de localizar e trabalhar com documentos dos períodos em estudo.
f) Ser capaz de elaborar trabalhos de síntese e realizar exposições orais sobre qualquer uma das matérias lecionadas.

 

Caracterização geral

Código

711051131

Créditos

6.0

Professor responsável

Joana Vidal de Azevedo Dias Pereira

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

HOBSBAWM, Eric – The age of revolution 1789-1848. New American Library. 1962/ A era das revoluções: Europa 1789-1848. Presença, 1982


HOBSBAWM, Eric  - The age of capital 1848-1875. Weidenfeld & Nicolson, 1975/ Era do Capital 1848-1875. Paz e Terra, 1977


HOBSBAWM, Eric – The age of Empire 1875-1914. Weidenfeld & Nicolson, 1987/ A Era dos Impérios. Paz e Terra, 1988


HOBSBAWM, Eric – The age of Extremes, 1914-1991. Weidenfeld & Nicolson, 1994 HOBSBAWM, Eric – A Era dos Extremos. 1914-1991: o breve século XX : 1914-1991. Presença, 1996.


MAYER, Arno J. - The Persistence of the Old Regime: Europe To The Great War 1848-1914. New York: Pantheon Books, 1981/ MAYER, Arno J. A Força da Tradição: a persistência do Antigo Regime (1848-1914). São Paulo: Companhia das Letras, 1990.


BLANNING, Tim - The Pursuit of Glory: Europe 1648-1815. Allen Lane, 2007.


EVANS, Richard J. -  The Pursuit of Power: Europe, 1815-1914. London: Penguin Books, 2016/ EVANS, Richard J. - A luta pelo poder. Europa 1815-1914. Edições 70, 2018.


BAYLY, Christopher Alan – The Birth of the modern world 1780-1914. Blackwell, 2004.


BAYLY, Christopher Alan – Remaking of the modern world 1900-2015. Blackwell, 2018.

Método de ensino

Exposição das matérias pelo docente. Exposição de recensões de artigos e análises documentais pelos alunos, seguidas de debate.  Reuniões individuais com os alunos para orientação de trabalhos ou esclarecimento de dúvidas.

Método de avaliação

Método de avaliação


Recensão crítica, apresentação e discussão na aula de um artigo  - 20.0%


Trabalho de análise e enquadramento de uma fonte icónica  - 35.0%


Frequência - 45.0%

Conteúdo

1.     A transição para a Modernidade: debates historiográficos.


2.     O Longo Século XIX


2.1 Um mundo crescentemente conectado e em acelerado desenvolvimento


2.2 Era das Revoluções ou a Crise Global dos Antigos Regimes


2.3 O avanço do Estado-Nação, da Sociedade Civil e do Imperialismo


3.O Curto século XX 


3.1 A Era da Catástrofe


3.2 O Mundo criado pela Guerra Total


3.3 Regresso do liberalismo

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: