Arqueologia e História do Médio Oriente Antigo

Objetivos

1. Saber relacionar as diferentes dimensões espácio-temporais inerentes ao Médio Oriente antigo e compreendê-las numa perspectiva simultaneamente sincrónica e diacrónica;
2. Conhecer as principais e mais actuais interpretações historiográficas relativas às temáticas estudadas;
3. Conhecer os principais documentos históricos e ser capaz de os analisar e interpretar, compreendendo-os no seu contexto histórico;
4. Conhecer o contexto político, social, económico, cultural e religioso relativo ao Médio Oriente antigo;
5. Desenvolver capacidades de exposição oral e escrita, integrando vocabulário e um discurso conceptual adequados à disciplina;
6. Adquirir conhecimentos e competências que possibilitem o aprofundamento do estudo do Médio Oriente antigo.

Caracterização geral

Código

711051168

Créditos

6.0

Professor responsável

Isabel Cristina Gomes de Almeida

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Akkermans, P. (2009). The Archaeology of Syria. From Complex Hunter-Gatherers to early Urban Societies (ca.16,000-300 BC). Cambridge: Cambridge University Press.
Brisch, N. (ed.)( 2008) Religion and Power- Divine Kingship in Ancient World and Beyond, Chicago: The Oriental Institute of the University of Chicago.
Montero Fenollós, J.L. (2012) Breve Historia de Babilonia. Madrid: Ediciones Nowtilus,
Pollock, S. (1999). Ancient Mesopotamia. Cambridge: Cambridge University Press.
Sanmartín, J. & Serrano, J. M. (1998). Historia Antigua del Próximo Oriente: Mesopotamia y Egipto. Madrid: Ediciones Akkal.

Método de ensino

As sessões têm um cariz teórico-prático, onde os discentes devem participar activamente na discussão de bibliografia e de fontes (escritas, iconográficas e materiais) específicas.

Método de avaliação

Dois elementos de avaliação escritos e presenciais, onde a análise de fontes interligada com a bibliografia é privilegiada.

Conteúdo

I Caracterização de um contexto da Antiguidade


1.1 A geografia, os recursos naturais, as actividades económicas e as redes comerciais


1.2 Designações antigas e modernas


1.3 O substrato neolítico: as principais culturas materiais


1.4 As matrizes suméria e semita


1.5 Os grandes períodos históricos


II A (re)descoberta pela academia ocidental


2.1 Os relatos secundários (a tradição veterotestamentária, os autores clássicos e os relatos dos viajantes europeus)


2.2 As primeiras campanhas arqueológicas e as descobertas filológicas


2.3 Continuidades e rupturas historiográficas (do século XIX ao presente)


III A concepção político-religiosa 


3.1. Os planos cósmicos e a relação entre deuses e humanos


3.2. A missão sagrada da governança


3.3 A gestão do plano terreno: relação contratual entre governante e população


IV A orgânica social


4.1 A hierarquização social


4.2 A dinâmica familiar


4.3 As fontes de cariz legal 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: