Arqueologia e História do Médio Oriente Antigo
Objetivos
1. Saber relacionar as diferentes dimensões espácio-temporais inerentes ao Médio Oriente antigo e compreendê-las numa perspectiva simultaneamente sincrónica e diacrónica;
2. Conhecer as principais e mais actuais interpretações historiográficas relativas às temáticas estudadas;
3. Conhecer os principais documentos históricos e ser capaz de os analisar e interpretar, compreendendo-os no seu contexto histórico;
4. Conhecer o contexto político, social, económico, cultural e religioso relativo ao Médio Oriente antigo;
5. Desenvolver capacidades de exposição oral e escrita, integrando vocabulário e um discurso conceptual adequados à disciplina;
6. Adquirir conhecimentos e competências que possibilitem o aprofundamento do estudo do Médio Oriente antigo.
Caracterização geral
Código
711051168
Créditos
6.0
Professor responsável
Isabel Cristina Gomes de Almeida
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Akkermans, P. (2009). The Archaeology of Syria. From Complex Hunter-Gatherers to early Urban Societies (ca.16,000-300 BC). Cambridge: Cambridge University Press.
Brisch, N. (ed.)( 2008) Religion and Power- Divine Kingship in Ancient World and Beyond, Chicago: The Oriental Institute of the University of Chicago.
Montero Fenollós, J.L. (2012) Breve Historia de Babilonia. Madrid: Ediciones Nowtilus,
Pollock, S. (1999). Ancient Mesopotamia. Cambridge: Cambridge University Press.
Sanmartín, J. & Serrano, J. M. (1998). Historia Antigua del Próximo Oriente: Mesopotamia y Egipto. Madrid: Ediciones Akkal.
Método de ensino
As sessões têm um cariz teórico-prático, onde os discentes devem participar activamente na discussão de bibliografia e de fontes (escritas, iconográficas e materiais) específicas.
Método de avaliação
Dois elementos de avaliação escritos e presenciais, onde a análise de fontes interligada com a bibliografia é privilegiada.
Conteúdo
I Caracterização de um contexto da Antiguidade
1.1 A geografia, os recursos naturais, as actividades económicas e as redes comerciais
1.2 Designações antigas e modernas
1.3 O substrato neolítico: as principais culturas materiais
1.4 As matrizes suméria e semita
1.5 Os grandes períodos históricos
II A (re)descoberta pela academia ocidental
2.1 Os relatos secundários (a tradição veterotestamentária, os autores clássicos e os relatos dos viajantes europeus)
2.2 As primeiras campanhas arqueológicas e as descobertas filológicas
2.3 Continuidades e rupturas historiográficas (do século XIX ao presente)
III A concepção político-religiosa
3.1. Os planos cósmicos e a relação entre deuses e humanos
3.2. A missão sagrada da governança
3.3 A gestão do plano terreno: relação contratual entre governante e população
IV A orgânica social
4.1 A hierarquização social
4.2 A dinâmica familiar
4.3 As fontes de cariz legal