Arqueologia da Arquitetura
Objetivos
A disponibilizar brevemente
Caracterização geral
Código
711051170
Créditos
6.0
Professor responsável
Leonor Amarílis Plácido de Medeiros
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Caballero Zoreda, Luis (1995) "Método para el análisis estratigráfico de construcciones históricas o ‘lectura de paramentos’". Informes de la Construcción 46.435 : 37-46.
Clark, Bonnie J., and Kathleen Corbett (2006) "Finding Common Ground in Common Places." Between Dirt and Discussion. Springer US: 151-167.
Davies, Martin (1987). "The archaeology of standing structures." The Australian Journal of Historical Archaeology: 54-64.
Ferris, I.M. (1989). “The archaeological investigation of standing structures”, Vernacular architecture, 20 : 12-17
Fontes, Luis, Sofia Catalão, e Mafalda Alves (2010). "Arqueologia da Arquitectura em Contexto Urbano: reflexões a partir de três exemplos da cidade de Braga, Portugal." Arqueología de la Arquitectura 7: 105-128.
Ramalho, MDM. (2002) "Arqueologia da Arquitectura: o método arqueológico aplicado ao estudo e intervenção em património arquitectónico." Estudos/Património 3: 19-29.
Schuller, M. (2002). Building archaeology. Monuments and Sites, 7. ICOMOS
Método de ensino
Os conteúdos a leccionar permitem aos alunos entender o contexto teórico e prático do desenvolvimento da disciplina e a sua importância na investigação actual, introduzindo-os ao desenvolvimento das práticas e à variações existentes. O foco na compreensão das várias dimensões do objecto de estudo, bem como do seu contexto físico, histórico e social, permitem ao aluno saber interpretar as evidências que surgem no trabalho de campo. O corpo principal dos conteúdos transmite as ferramentas essenciais para a realização de trabalhos de investigação, documentação e escavação em arqueologia da arquitectura. Com o apoio da informação bibliográfica, dos casos de estudo, e do contacto com outros profissionais da área, os conteúdos funcionarão de forma integrada para permitir aos alunos atingir os objectivos definidos. Ensino presencial através de aulas teóricas acompanhadas por informação audiovisual, e de aulas práticas de análise de casos de estudo e aplicação da teoria a contextos reais. Análise de casos de estudo nacionais e internacionais, e sua discussão em grupo. Visitas de estudo a museus e sítios arqueológicos e contacto com outros profissionais do campo da disciplina.
Método de avaliação
Análise de casos de estudo e textos, Prova presencial escrita, Trabalho prático de investigação.
Conteúdo
1. Contextualização Histórica
a. O surgimento e evolução da disciplina, e a sua importância na prática arqueológica, em Portugal e no mundo.
b. Interdisciplinariedade e Conceitos base.
2. Introdução ao Objecto de Estudo
a. O património construído como objecto cultural, social e arqueológico
b. História da Arquitectura e Movimentos estéticos
c. Técnicas Construtivas e Materiais de Construção
d. Forma e função: o edifício como espaço de vivência e as marcas resultantes da ocupação.
3. Metodologia de Estudo e Intervenção
a. Introdução às Fontes
b. Documentação de Estruturas
i. Fotografia
ii. Desenho
iii. Novas Tecnologias de levantamento
c. Estratigrafia aplicada ao edificado
d. Comunicação e Relatório