Arqueologia da Expansão Portuguesa
Objetivos
a) Compreender as formas de implantação dos portugueses nos espaços além-mar entre os séculos XV e XVIII, numa perspectiva comparada com idênticos processos protagonizados por outros europeus e considerando as características dos povos contactados neste âmbito.
b) Conhecer os testemunhos materiais da expansão portuguesa nas diversas regiões do globo, tanto em contextos litorâneos marcadamente urbanos, como em regiões de ocupação territorial e rural.
c) Identificar as principais estruturas e materiais remanescentes da presença portuguesa no mundo, adquirindo um conhecimento mais amplo sobre a arqueologia portuguesa de finais da Idade Média e da Idade Moderna.
Caracterização geral
Código
711051172
Créditos
6.0
Professor responsável
André Pinto de Sousa Dias Teixeira
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- DEAGAN, Kathleen, 2002, Artifacts of the Spanish Colonies of Florida and the Caribbean 1500-1800. Washington / London: Smithsonian Institution Press, 2 vols..
- D’INTINO, Raffaella (coord.), 1998, Nossa Senhora dos Mártires. A última viagem. Lisboa: Pavilhão de Portugal - Expo 98 / Verbo.
- FUNARI, Pedro Paulo; SENATORE, Maria Ximena (ed.), 2015, Archaeology of Culture Contact and Colonialism in Spanish and Portuguese America. London: Springer.
- REDMAN, Charles L., 1986, Qsar es-Seghir: an Archaeological view of medieval life. New York: Academic Press.
- SOUSA, Élvio Duarte M., 2011, lhas Arqueológicas. O quotidiano e a civilização material na Madeira e nos Açores (séculos XV-XVIII). Tese de doutoramento apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
- TEIXEIRA, André e BETTENCOURT, José António (coord.), 2012, Velhos e Novos Mundos. Estudos de Arqueologia Moderna. Lisboa: CHAM, 2 vols..
Método de ensino
Aulas teóricas acompanhadas por informação audiovisual.
Aulas práticas com auxílio de cartografia, iconografia e materiais arqueológicos da época em estudo, bem como textos, desenhos e imagens resultantes de investigação arqueológica.
Visita de estudo (30 de Setembro 2022, 14:00-18:00, Lisboa, com início na Praça do Martim Moniz).
Método de avaliação
Um trabalho de grupo de recensão crítica de texto, a apresentar em aula (ver tabela em materiais de apoio) e a entregar em versão escrita uma semana após o dia de apresentação (com 11.000-12.000 mil caracteres incluindo espaços) para o endereço de e-mail texa@fcsh.unl.pt. Vale 50% da nota final.
Um teste escrito com consulta, sem recurso a meios informáticos (13 Dezembro 2021, 12:00-14:00). Vale 50% da nota final.
Conteúdo
- Os aglomerados urbanos
- Povoações e paisagens rurais. Reacções à sociedade colonial
- Entrepostos mercantis e espaços de missionação: as implantações informais
- Portos, ribeiras e vida marítima
- Os sistemas defensivos
- Edifícios e espaços religiosos
- A arquitectura civil palatina e corrente
- As manufacturas urbanas e peri-urbanas
- Os objectos do quotidiano doméstico: utensílios de cozinha, mesa e armazenagem; alfaias religiosas e devocionais; mobiliário; vestuário e acessórios ornamentais; o ócio.
- Os objectos do trabalho: a utensilagem agro-pastoril, as ferramentas das manufacturas, os instrumentos e as cargas comerciais. Os equipamentos militares
- Reflexos do império: a influência da expansão além-mar na cultura material portuguesa