Metodologia em Arqueologia
Objetivos
1) Definir arqueologia e o seu papel na reconstrução do passado
2) Enquadrar a prática arqueológica no contexto do método científico
3) Entender as especificidades da metodologia arqueológica nos vários contextos de trabalho, em pesquisa, campo e laboratório.
4) Saber enquadrar a prática arqueológica no âmbito da legislação nacional e internacional, da deontologia, e das boas práticas.
5) Saber produzir pedidos de autorização, relatórios, e outros documentos científicos de acordo com os preceitos da prática arqueológica.
Caracterização geral
Código
711051175
Créditos
6.0
Professor responsável
André Pinto de Sousa Dias Teixeira
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
ARNAUD, J.; MARTINS, A. (Ed.), 2017, Arqueologia em Portugal 2017 – Estado da Questão. Lisboa: AAP (http://museuarqueologicodocarmo.pt/revistas.html)
ASSOCIAÇÃO DOS ARQUEÓLOGOS PORTUGUESES. 2002. “Arqueologia 2000 – Balanço de um Século de Investigação Arqueológica em Portugal”. Arqueologia e História, Vol.54. Lisboa: AAP.
BICHO, N. F., 2006, Manual de Arqueologia Pré-Histórica. Lisboa: Edições 70.
HODDER, Ian. 1992. Theory and Practice in Archaeology. Londres: Routledge.
HODDER, Ian. 1998. Interpretación en arqueologia: corrientes actuales. Barcelona: Crítica.
LOPES, F. e CORREIA, M. B., 2004, Património Arquitectónico e Arqueológico, Cartas, Recomendações e Convenções Internacionais. Lisboa: Livros Horizonte.
RENFREW, C.; BAHN, P., (eds.), 2005, Archaeology. The key concepts. Londres: Routledge.
RENFREW, C.; BAHN, P., (eds.), 2008, Arqueología. Conceptos clave. Mardrid: Akal
RENFREW, C.; BAHN, P., 2016, Archaeology: Theories, Methods and Practice. 6ª Edição, Londres: Thames & Hudson.
RENFREW, C.; BAHN, P., 2011, Arqueología. Teorías, métodos y prácticas. Madrid: Akal.
TRIGGER, B. G. 1989. A History of Archaeological Thought. Cambridge University Press.
Método de ensino
Aulas teóricas acompanhadas por informação audiovisual. Análise de casos de estudo nacionais e internacionais, e sua discussão em grupo. Apresentação em aula da investigação realizada pelos alunos. Visitas de estudo a arquivos, museus e sítios arqueológicos.
Ensino presencial.
Método de avaliação
Duas frequências sem consulta (30% x 2), Trabalho de grupo escrito (40%).
20/10/2022 1ª Frequência
29/11/2022 Entrega trabalhos* ATUALIZADO: 20/01/2023
10/01/2023 2ª Frequência
Conteúdo
1. A Arqueologia enquanto ciência
1.1 Evolução histórica da disciplina
1.2 Problemáticas da investigação sobre o passado: a importância das fontes materiais. Correntes de pensamento em arqueologia.
1.3 Conceitos e teorias fundamentais.
1.4 Interdisciplinaridade, arqueociências e arqueologia experimental.
2. Metodologia do trabalho científico em arqueologia
2.1. A pesquisa bibliográfica e os instrumentos de trabalho na rede.
2.2. Os sistemas de referenciação bibliográfica.
2.4. Os suportes de divulgação do trabalho científico e suas metodologias de elaboração.
3. Enquadramento legal da prática arqueológica
3.1. O enquadramento legislativo: a lei de bases do património cultural e o regulamento de trabalhos arqueológicos.
3.2. Relatório de trabalhos arqueológicos.
3.3. A arqueologia e os Estudos de Impacte Ambiental. Levantamentos Patrimoniais.
4. Ética em arqueologia. A prática deontológica.
5. A Arqueologia ao serviço da sociedade. Arqueologia Aplicada. Arqueologia pública.