Introdução à Museologia
Objetivos
a) Conhecer marcos fundamentais da história dos museus, incluindo em Portugal;
b) Descrever as principais funções dos museus, em relação à inventariação, conservação, investigação, exposição e comunicação;
c) Conhecer os principais debates contemporâneos deste campo científico e os reptos que se colocam aos Museus.
Caracterização geral
Código
711061037
Créditos
6.0
Professor responsável
Alexandra Curvelo da Silva Campos
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
(selecção)
BRIGOLA, João Carlos – Colecções, gabinetes e museus em Portugal no séc. XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2003
DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François (Dir.), Dictionnaire encyclopédique de muséologie. Paris, Armand Colin, 2011
Grandes museus de Portugal. Lisboa, Jornal Público e Ed. Presença, 1992
HERNÁNDEZ, Francisca Hernández – El museo como espacio de comunicación. Gijón: Ed. Trea, 1998
________ Manual de Museología. Madrid: Ed. Síntesis, 1998
MACDONALD, Sharon (Ed.) – A Companion to Museum Studies. Blackwell Publishing, 2006
SILVA, Raquel Henriques da – “Os museus: Histórias e prospectiva”. Século XX. Panorama da cultura portuguesa. Porto: Edições Afrontamento / Sociedade Porto 2001 / Fundação de Serralves, 2002 (coord. Fernando Pernes) 3º vol., pp. 65-108
Método de ensino
Exposição teórica com o apoio de imagens, complementada com a visita a museus e a participação de profissionais de museus em algumas aulas.
Método de avaliação
Aconselha-se a leitura atenta do Regulamento de Avaliação da FCSH:
(https://www.fcsh.unl.pt/static/documentos/regulamentos/licenciaturas/Regulamento_Avaliacao.pdf )
A avaliação consiste na participação em sala de aula (20%) e na realização de duas frequências escritas, com consulta, contando a primeira 30% e a segunda 50% para a nota final.
Todos os elementos de avaliação são obrigatórios.
Os alunos devem assistir a pelo menos 80% das aulas leccionadas.
Conteúdo
O Programa da UC está estruturado em torno de três grandes blocos temáticos:
I - A História dos Museus - o colecionismo; espaços abertos ao público; os museus Oitocentistas; a renovação dos museus no século XX; a exportação de um modelo; a «nova museologia»;
II - Museologia e Museografia - definição dos termos; inventário e sistemas de documentação; conservação preventiva e restauro; educação e mediação; investigação e comunicação em museus;
III - Os Museus em Portugal - o coleccionismo; contextualização histórica séculos XVIII-XIX; contextualização histórica século XX; casos de estudo (ex. Museu Nacional de Arte Antiga e Museu Calouste Gulbenkian).
Nas últimas aulas discutem-se questões actuais em Museologia.