Acústica Musical

Objetivos

a) Adquirir uma base sólida e alargada de conhecimentos sobre a fenomenologia sonora sob o ponto de vista da sua produção física; 
b) Adquirir conhecimentos aprofundados dos aspectos ligados à criação, processamento, transmissão e cognição de sinais sonoros;
c) Conhecimento de aspectos técnicos essenciais sobre a fabricação e regulação instrumental.

Caracterização geral

Código

01100331

Créditos

6.0

Professor responsável

Vincent Georges Mickael Debut

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não Aplicável

Bibliografia


  • Campbell, M. and Greated, C. (1994). The musician’s guide to Acoustics, Oxford, pp. 624.

  • Cook, P. (1999). Music, Cognition, and Computerized Sound: An Introduction to Psychoacoustics. Cambridge: MIT Press.

  • Heller, E. J. (2012). Why You Hear What You Hear: An Experiential Approach to Sound, Music, and Psychoacoustics, Princeton University Press, pp. 624

  • Henrique, L. (2002), Acústica Musical, Lisboa, F. C. Gulbenkian, pp.1130.

  • Meyer, J. (2009). Acoustics and the Performance of Music, Springer, pp. 438.

  • Chaigne, A. and Kergomard, J. (2016). Acoustics of Musical Instruments, Springer-Verlag New York, pp. 844.

Método de ensino

Combinação de exposições teóricas, demonstrações, incluindo exemplos com instrumentos musicais reais, animações virtuais baseadas na modelação física dos instrumentos e exemplos sonoros, e também discussões. A nota final é a media aritmética das notas de duas avaliações escritas com mesmo peso (50%).

Método de avaliação

A nota final é a media aritmética das notas de duas avaliações escritas com mesmo peso (50%).

Conteúdo


  1. Análise dos sistemas vibratórios elementares e complexos;

  2. Acústica dos instrumentos musicais: mecanismos de produção sonora, mecanismo de radiação sonora, análise tímbrica e dinâmica;

  3. Comportamento do som em espaços fechados e acústica dos auditórios;

  4. Percepção dos sons musicais e fenómenos psico acústicos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: