Análise e Teoria Musical - de 1950 à Actualidade

Objetivos

a) Desenvolver competências técnicas e conceptuais na área da Análise Musical das músicas após a 2ª Guerra Mundial, assim como competências de prática de trabalho analítico de música recente;
b) Conhecer as principais correntes do pensamento teórico-musical no período considerado contextualizando os fenómenos musicais emergidos no período estudado nos seus aspectos tecnológico, sociológico e estético;
c) Ser capaz de reflectir e discutir, através da prática de análise musical, os paradigmas de composição musical surgidos a partir da 2ª metade do séc. XX e conhecer as principais técnicas de composição emergentes no período estudado, assim como compositores e obras de relevo tendo em consideração as práticas composicionais e performativas inerentes.
d) Desenvolver capacidades auditivas de análise musical de música não tonal.

Caracterização geral

Código

01100358

Créditos

6.0

Professor responsável

Isabel Maria Antunes Pires

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Embora não seja imprescindível, é aconselhável a frequência prévia de "Análise e Teoria Musical - de 1890 a 1950"

Bibliografia

BOSSEUR, J.-Y.; MICHEL, P.(2007) Musiques contemporaines : Perspectives analytiques (1950-1985). Paris. Minerve.
BOSSEUR, J.-Y.(1999) Révolutions musicales: La musique contemporaine depuis 1945. Paris. Minerve.
COHEN-LÉVINAS, D.(2001) La Création après la Musique Contemporaine. Paris. L’Harmattan.
DELIÈGE, C.(2003) Cinquante ans de modernité musicale: de Darmstadt à l'IRCAM. Bruxelles. Editions Mardaga.
GRIFFITHS, P.(2011) Modern Music and After, N.Y., Oxford University Press; 3 edition.
IDDON, M.(2013) New Music at Darmstadt: 
Nono, Stockhausen, Cage, and Boulez, NY, Cambridge University Press.
MORGAN, R. P. (2016). Music Theory, Analysis, and society : selected essays. Routledge
PADDISON, M. DELIÈGE, I.(2010) Contemporary Music. Theoretical Aand Philosophical Perspectives, Ashgate Publishing.
PIRES, I. (2018) “Analisar música hoje: novos paradigmas, novas tecnologias”. Log in live on: Music and Cyberculture in the age of the Internet of Things. CESEM-FCSH, NOVA Univ. p. 340-348.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas com realização regular de exercícios de aplicação dos conhecimentos tratados em aula do pondo de vista da análise de partitura e de análise auditiva. Os exercícios de aplicação serão maioritáriamente feitos de forma autónoma pelo aluno e serão seguidamente discutidos em aula. Os alunos deverão ainda realizar leituras e audições específicas que apoiarão o desencolvimento dos conhecimentos relativos às matérias dadas. Esses textos, seleccionados e fornecidos pelo docente, complementarão a bibliografia geral indicada.

Método de avaliação

Avaliação: Realização regular e com sucesso de exercícios práticos propostos (30%); participação activa na discussão bibliográfica e de excertos musicais (20%). Realização de trabalho escrito e/ou prova de análise musical por cada bloco de matéria dada (50%).
Dado o caracter prático das aulas, é obrigatória a presença do aluno em 80% de aulas.

Conteúdo

1. Ouvir e entender sonoridades e estruturas: a importância da análise auditiva para a diversidade de teorias, técnicas e estéticas a abordar.
2. Novas músicas novos paradigmas: a necessidade metodologias de análise específicas.



  • como abordar uma obra contemporânea

  • a importância do contexto

  • o desenvolvimento de métodos “locais”


3. Música serial (I)



  • Contexto e fundamentos teóricos

  • Dodecafonismo e serialismo: Teoria e técnica serial e métodos de análise

  • O serialismo e a “Moment Form”

  • Alguns protagonistas: Pierre Boulez, Karlheinz Stockhausen, Milton Babbitt, Luigi Nono


4. Música serial (II): prática de análise



  • O serialismo em obras de Boulez e de Stockhausen

  • Estudo detalhado de  excertos da obras para piano


5. Música serial (III): prática de análise



  • Particularidades e rigor nas obras de serialismo integral

  • Análise aplicada a excertos de obras de Pierre Boulez: o caso de Structures Ia (1951-2)


6. Outros “serialismos"



  • Serialismo “livre” e pós-serialismo(s): Conceitos, estéticas e compositores

  • Análise de excertos de obras seriais de Dutilleux, Dallapiccola e Berio


7. Forma, textura e tempo



  • Fundamentos e teorias

  • O contexto, os compositores e as obras

  • Os casos de Ligeti, Penderecki, Xenakis, Grisey e Carter.

  • Técnicas e processos

  • Elliott Carter e a modulação métrica


8. Música Espectral



  • O contexto, os compositores e as obras

  • “Compor com sons e não com notas”


    • Da análise do sinal sonoro à composição musical

    • Princípios fundadores da música espectral

    • A obra musical como processo


  • O pioneirismo de Espaces acoustiques (Gérard Grisey)

  • Extrapolação da ideia de espectro analisado de um som: Os casos de Kaija Shariao, Tristan Murail, Horatio Radulescu, Marc-André Dalbavie


9. Simplicidade e minimalismo:  “Novas simplicidades”



  • Uma reacção à complexificação musical

  • Neo-modalismos recentes e outras sonoridades

  • Os casos de Alfred Schnittke, Henryk Górecki e Arvo Pärt

  • Análise aplicada a excertos de obra


10. Simplicidade e minimalismo: Música Minimal



  • O minimalismo e a arte: conceitos e exemplos

  • O minimalismo musical: particularidades


    • O contexto, os compositores e as obras

    • O material e as técnicas

    • Audição e discussão de excertos musicais de compositores representativos: La Monte Young, Terry Riley, Steve Reich, Philip Glass

    • Análise aplicada excertos de obras de  Steve Reich e  Terry Riley



11. Música experimental e de cena



  • Conceitos, ideias e experimentalismos

  • Indeterminismo e acaso

  • Novas formas, novos palcos

  • John Cage e o movimento Fluxus

  • Música e a “performance art”

  • O caso do “Happening”

  • Música e teatralidade

  • Mauricio Kagel e o teatro instrumental

  • Meredith Monk e Joan La Barbara e o “vocal theatre”


 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: