Análise e Teoria Musical - de 1950 à Actualidade
Objetivos
a) Desenvolver competências técnicas e conceptuais na área da Análise Musical das músicas após a 2ª Guerra Mundial, assim como competências de prática de trabalho analítico de música recente;
b) Conhecer as principais correntes do pensamento teórico-musical no período considerado contextualizando os fenómenos musicais emergidos no período estudado nos seus aspectos tecnológico, sociológico e estético;
c) Ser capaz de reflectir e discutir, através da prática de análise musical, os paradigmas de composição musical surgidos a partir da 2ª metade do séc. XX e conhecer as principais técnicas de composição emergentes no período estudado, assim como compositores e obras de relevo tendo em consideração as práticas composicionais e performativas inerentes.
d) Desenvolver capacidades auditivas de análise musical de música não tonal.
Caracterização geral
Código
01100358
Créditos
6.0
Professor responsável
Isabel Maria Antunes Pires
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Embora não seja imprescindível, é aconselhável a frequência prévia de "Análise e Teoria Musical - de 1890 a 1950"
Bibliografia
BOSSEUR, J.-Y.; MICHEL, P.(2007) Musiques contemporaines : Perspectives analytiques (1950-1985). Paris. Minerve.
BOSSEUR, J.-Y.(1999) Révolutions musicales: La musique contemporaine depuis 1945. Paris. Minerve.
COHEN-LÉVINAS, D.(2001) La Création après la Musique Contemporaine. Paris. L’Harmattan.
DELIÈGE, C.(2003) Cinquante ans de modernité musicale: de Darmstadt à l'IRCAM. Bruxelles. Editions Mardaga.
GRIFFITHS, P.(2011) Modern Music and After, N.Y., Oxford University Press; 3 edition.
IDDON, M.(2013) New Music at Darmstadt:
Nono, Stockhausen, Cage, and Boulez, NY, Cambridge University Press.
MORGAN, R. P. (2016). Music Theory, Analysis, and society : selected essays. Routledge
PADDISON, M. DELIÈGE, I.(2010) Contemporary Music. Theoretical Aand Philosophical Perspectives, Ashgate Publishing.
PIRES, I. (2018) “Analisar música hoje: novos paradigmas, novas tecnologias”. Log in live on: Music and Cyberculture in the age of the Internet of Things. CESEM-FCSH, NOVA Univ. p. 340-348.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas com realização regular de exercícios de aplicação dos conhecimentos tratados em aula do pondo de vista da análise de partitura e de análise auditiva. Os exercícios de aplicação serão maioritáriamente feitos de forma autónoma pelo aluno e serão seguidamente discutidos em aula. Os alunos deverão ainda realizar leituras e audições específicas que apoiarão o desencolvimento dos conhecimentos relativos às matérias dadas. Esses textos, seleccionados e fornecidos pelo docente, complementarão a bibliografia geral indicada.
Método de avaliação
Avaliação: Realização regular e com sucesso de exercícios práticos propostos (30%); participação activa na discussão bibliográfica e de excertos musicais (20%). Realização de trabalho escrito e/ou prova de análise musical por cada bloco de matéria dada (50%).
Dado o caracter prático das aulas, é obrigatória a presença do aluno em 80% de aulas.
Conteúdo
1. Ouvir e entender sonoridades e estruturas: a importância da análise auditiva para a diversidade de teorias, técnicas e estéticas a abordar.
2. Novas músicas novos paradigmas: a necessidade metodologias de análise específicas.
- como abordar uma obra contemporânea
- a importância do contexto
- o desenvolvimento de métodos “locais”
3. Música serial (I)
- Contexto e fundamentos teóricos
- Dodecafonismo e serialismo: Teoria e técnica serial e métodos de análise
- O serialismo e a “Moment Form”
- Alguns protagonistas: Pierre Boulez, Karlheinz Stockhausen, Milton Babbitt, Luigi Nono
4. Música serial (II): prática de análise
- O serialismo em obras de Boulez e de Stockhausen
- Estudo detalhado de excertos da obras para piano
5. Música serial (III): prática de análise
- Particularidades e rigor nas obras de serialismo integral
- Análise aplicada a excertos de obras de Pierre Boulez: o caso de Structures Ia (1951-2)
6. Outros “serialismos"
- Serialismo “livre” e pós-serialismo(s): Conceitos, estéticas e compositores
- Análise de excertos de obras seriais de Dutilleux, Dallapiccola e Berio
7. Forma, textura e tempo
- Fundamentos e teorias
- O contexto, os compositores e as obras
- Os casos de Ligeti, Penderecki, Xenakis, Grisey e Carter.
- Técnicas e processos
- Elliott Carter e a modulação métrica
8. Música Espectral
- O contexto, os compositores e as obras
- “Compor com sons e não com notas”
- Da análise do sinal sonoro à composição musical
- Princípios fundadores da música espectral
- A obra musical como processo
- O pioneirismo de Espaces acoustiques (Gérard Grisey)
- Extrapolação da ideia de espectro analisado de um som: Os casos de Kaija Shariao, Tristan Murail, Horatio Radulescu, Marc-André Dalbavie
9. Simplicidade e minimalismo: “Novas simplicidades”
- Uma reacção à complexificação musical
- Neo-modalismos recentes e outras sonoridades
- Os casos de Alfred Schnittke, Henryk Górecki e Arvo Pärt
- Análise aplicada a excertos de obra
10. Simplicidade e minimalismo: Música Minimal
- O minimalismo e a arte: conceitos e exemplos
- O minimalismo musical: particularidades
- O contexto, os compositores e as obras
- O material e as técnicas
- Audição e discussão de excertos musicais de compositores representativos: La Monte Young, Terry Riley, Steve Reich, Philip Glass
- Análise aplicada excertos de obras de Steve Reich e Terry Riley
11. Música experimental e de cena
- Conceitos, ideias e experimentalismos
- Indeterminismo e acaso
- Novas formas, novos palcos
- John Cage e o movimento Fluxus
- Música e a “performance art”
- O caso do “Happening”
- Música e teatralidade
- Mauricio Kagel e o teatro instrumental
- Meredith Monk e Joan La Barbara e o “vocal theatre”