História da Música - de 1890 a 1950
Objetivos
a) Adquirir e desenvolver competências metodológicas e conceptuais na área da História da Música;
b) Conhecer as principais problemáticas, compositores, movimentos, instituições e géneros musicais respeitantes ao período considerado;
c) Adquirir capacidade para contextualizar histórica, sociológica e ideologicamente os fenómenos musicais;
d) Conhecer o repertório musical e musico-teatral do período considerado;
e) Conhecer as metodologias actuais de investigação, apresentação e comunicação de resultados de acordo com os padrões académicos.
Caracterização geral
Código
01100402
Créditos
6.0
Professor responsável
Paulo Manuel Rêgo Ferreira de Castro
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
Roig-Francolí, M. A. (2021). Understanding post-tonal music. New York/London: Routledge.
Antokoletz, E. (2016). A history of 20th-century music in a theoretical-analytical context. New York/London: Routledge.
Auner, J. (2013). Music in the twentieth and twenty-first centuries. New York/London: Norton.
Taruskin, R. (2009). The Oxford history of western music IV: The early twentieth century. New York: Oxford University Press.
Cook, N., Pople, A. (Eds.) (2004). The Cambridge history of twentieth-century music. Cambridge: Cambridge University Press.
Morgan, R. P. (Ed.) (1993). Modern times. Houndmills: Macmillan.
+ uma selecção de artigos
Método de ensino
As aulas têm um carácter essencialmente teorico-prático, proporcionando uma mistura equilibrada de exposição, discussão e audição crítica de exemplos musicais e materiais audiovisuais relevantes (incluindo recursos em linha), complementadas por um plano de leituras e audições disponibilizadas aos alunos regularmente ao longo do semestre. Ocasionalmente, são organizadas visitas de estudo. Os alunos são encorajados a participar activamente nas aulas, através da discussão informal, mas também da preparação individual ou em grupo de exposições e da redacção de pequenos textos
Método de avaliação
A avaliação formal da UC assenta sobre testes escritos (pelo menos 2 por semestre, correspondendo a 75% do peso da nota final) e sobre a qualidade da participação nas aulas, nas suas diferentes vertentes (correspondendo a 25% da nota final). Esta percentagem pode ser adaptada em função do número total de alunos inscritos e da viabilidade efectiva da participação activa e regular dos alunos na turma.
Conteúdo
Abordagem panorâmica da música ocidental da 1ª metade do séc. XX, e nomeadamente das transformações de ordem técnica, formal e estética características do período modernista. Discussão crítica dos conceitos de modernismo, modernidade e vanguarda, na sua aplicação à música. Contextualização dos fenómenos musicais em função das tensões e transformações políticas, económicas, sociais e tecnológicas, dos imperativos de ruptura e inovação, das relações inter-artes, e dos discursos da autonomia estética e da relevância social da arte no século XX. Abordagem detalhada de algumas das tendências centrais do período em questão, nomeadamente: Debussy e a música francesa da viragem do século; Stravinski e o intercâmbio cultural franco-russo; a Segunda Escola de Viena e a sua herança; a cultura musical da República de Weimar; primitivismo, exotismo, nacionalismo e neoclassicismo; contributos musicais do continente americano; interacções "música erudita"/"música popular".