Grandes Correntes da História da Música

Objetivos

a) Adquirir um conhecimento panorâmico das principais problemáticas, tendências estilísticas, personalidades, instituições e géneros musicais da História da Música;

b) Conhecer o repertório musical mais relevante dos vários períodos da História da Música;

c) Poder distinguir auditivamente a música dos diferentes períodos em termos estilísticos;

d) Ser capaz de contextualizar, do ponto de vista histórico, sociológico e ideológico, os principais fenómenos musicais das diferentes épocas estudadas.

Caracterização geral

Código

711021053

Créditos

6.0

Professor responsável

Zuelma Paula Miranda Duarte Chaves

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

BURKHOLDER, J. Peter, GROUT, Donald Jay & PALISCA, Claude V. (2019). A History of Western Music (10th edition). New York: WW Norton & Co.
Bonds, M. E. (2013). A History of Music in Western Culture (4th ed.). Upper Saddle River, N.J.: Pearson.
TARUSKIN, Richard (2009). The Oxford History of Western Music (5 vol.). New York: Oxford University Press.
MICHELS, Ulrich (2003/2007). Atlas de Música, 2 vols. Lisboa: Gradiva.
SADIE, Stanley (2000). The New Grove Dictionary of Music and Musicians, 2nd edition. London: Macmillan Publishers.
TREITLER, Leo (1997). Strunk's Source Readings in Music History. New York: WW Norton & Co.
COSTA, Jorge (coord.) (2015). Olhares sobre a história da música em Portugal. Vila do Conde: Verso da História.

Método de ensino

Disciplina teórico-prática (60%/40%).Os conteúdos teóricos essenciais são expostos pelo docente, combinando-se a exposição teórica com a discussão e análise de documentos históricos, textos musicológicos e obras musicais, incluindo a audição/visualização comentada de exemplos musicais.
Promove-se a participação dos estudantes, nomeadamente na abordagem crítica a um conjunto diversificado de fontes relevantes (partituras, libretos, iconografia e outros documentos), havendo igualmente espaço para o esclarecimento de questões.
Serão disponibilizados no NONIO materiais de apoio textuais e auditivos.

Método de avaliação

A avaliação consiste nos seguintes elementos: dois testes de avaliação (20% + 20%); um trabalho escrito precedido por um plano de trabalhos (50%); e participação (10%)

Conteúdo

1. Questões de periodização na História da Música Ocidental, da Antiguidade aos nossos dias.
2. Elementos constantes na análise dos fenómenos musicais ao longo dos tempos.
3. Aspectos específicos da cultura e da vida musical da Antiguidade, Idade Média, Renascimento, Barroco, Classicismo e Romantismo, e dos séculos XX e XXI.
4. Questões estilísticas e formais ao longo das diferentes épocas em estudo.
5. Contextualização dos fenómenos musicais do ponto de vista histórico, sociológico e ideológico nos períodos em questão.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: