História da Música - de 1750 a 1820
Objetivos
O aluno deve:
a) adquirir conhecimentos sobre os contextos históricos, ideológicos, sociais, culturais e institucionais do período 1750 a 1820, e como a música se insere nos mesmos;
b) adquirir a noção de tradições composicionais, no meio das quais se destacam determinados indivíduos, assim como de um vasto repertório do qual, precisamente neste período, começa a surgir um cânone reduzido e apenas parcialmente representativo;
c) ser capaz de traçar a evolução dos principais géneros musicais deste período, quer instrumentais, quer vocais;
d) tomar consciência de práticas musicais relevantes na interpretação da música desta época;
e) ganhar experiência de uma investigação individual livre mas orientada, em termos de problematização, metodologia e conhecimento bibliográfico.
Caracterização geral
Código
711021071
Créditos
6.0
Professor responsável
Luís Miguel Lopes dos Santos
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
DOWNS, Philip G., Classical Music: the Era of Haydn, Mozart and Beethoven, New York: Norton, 1992.
KEEFE, Simon P. (ed.), The Cambridge History of Eighteenth-Century Music, Cambridge: Cambridge University Press, 2009.
PESTELLI, Giorgio, The Age of Mozart and Beethoven, Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
TARUSKIN, Richard, The Oxford History of Western Music, vol. 2: Music in the Seventeenth and Eighteenth Century, Oxford: Oxford University Press, 2010.
ZASLAW, Neal (ed.), The Classical Era: From the 1740s to the end of the 18th Century, (Man & Music), London: Macmillan, 1989.
Método de ensino
A exposição teórica dos conteúdos essenciais, realizada pelo docente, é complementada regularmente pela audição/visualização comentada de exemplos musicais representativos dos tópicos em estudo, bem como pela abordagem crítica a outras fontes relevantes (partituras, libretos, iconografia e outros documentos), no que se requer a participação conjunta da turma. Há igualmente lugar para a discussão de passagens da bibliografia de apoio, dúvidas e outras perspectivas.
Método de avaliação
1.º teste escrito (50%) + 2.º teste escrito (50%).
Conteúdo
1. A emergência e as características do style galant.
2. O florescimento dos géneros musico-teatrais cómicos em Itália e França: intermezzo, opera buffa, dramma giocoso e opéra comique. Os casos da ballad opera e do Singspiel.
3. As transformações na opera seria em Itália e a reforma protagonizada por Gluck.
4. O repertório sacro e coral-sinfónico na segunda metade do século XVIII.
5. Da Empfindsamkeit ao Sturm und Drang.
6. O florescimento dos géneros da música instrumental no espaço doméstico: a sonata para piano e o quarteto de cordas. O caso do Lied.
7. O florescimento dos géneros da música instrumental no âmbito do concerto público: o concerto a solo, a sinfonia concertante e a sinfonia.
8. O percurso criativo de Haydn, Mozart, Beethoven e outros.