Organologia
Objetivos
Ao concluir com aproveitamento esta disciplina o aluno será capaz de:
a) Conhecer as principais questões conceptuais, metodológicas e terminológicas no domínio da Organologia;
b) Aplicar os critérios da classificação sistemática dos instrumentos musicais definidos por Hornbostel e Sachs;
c) Reconhecer a identidade sonora de vários tipos de idiofones, membranofones, cordofones, aerofones e electrofones;
d) Conhecer os principais instrumentos musicais da Antiguidade Greco-Romana aos nossos dias, a sua história, função social, morfologia, construção e relação com a prática musical;
e) Realizar pesquisas bibliográficas e preparar leituras críticas de artigos e outros textos de carácter organológico.
Caracterização geral
Código
711021081
Créditos
6.0
Professor responsável
Rui Magno da Silva Pinto
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
Bovermann, T. & altri (2016) Musical Instruments in the 21st Century: Identities, Configurations, Practices. New York: Springer.
Campbell, D. M. & altri (2004). Musical Instruments, History, Technology, and Performance of Instruments of Western Music. Oxford: Oxford University Press.
Hagel, S. (2009). Ancient Greek Music. A New Technicak History. Cambridge: Cambridge University Press.
Henrique, L. (2004). Instrumentos musicais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian (3ª ed.).
Kartomi, M. (1990). On Concepts and Classifications of Musical Instruments. Chicago: Chicago University Press.
Mathiesen, T. (1999). Apollo's Lyre. Greek Music and Music Theory in Antiquity and the Middle Ages. Lincoln: University of Nebraska Press.
Michels, U. (2003, 2007). Atlas de Música, 2 vols. Lisboa: Gradiva.
Montagu, J. (1976). The World of Medieval and Renaissance Musical Instruments. London: David & Charles.
Montagu, J. (1979), The World of Baroque and Classical Musical Instruments. New York: The Overlook Press
Montagu, J. (1981), The World of Romantic and Modern Musical Instruments. London: David & Charles.
Método de ensino
A disciplina articula-se em 60% de aulas teóricas e 40% de práticas fixadas num plano em que as respectivas temáticas são previamente definidas. As aulas teóricas são reservadas à exposição dos temas enunciados nos conteúdos programáticos, com espaços para discussão e perguntas dos alunos. Faz-se uso sistemático de apresentações em Powerpoint com imagens, vídeos e gravações musicais. As aulas práticas são reservadas à leitura crítica e discussão de textos, demonstrações práticas de instrumentos, realização de visitas de estudo e momentos de avaliação.
Método de avaliação
Teste escrito (geralmente realizado a meio do semestre) - 50.0%
Teste oral (no final) - 50.0%
Conteúdo
1. Introdução: A Organologia, objecto de estudo e metodologias. Taxonomias de classificação de instrumentos musicais da Antiguidade ao século XX. A formação das grandes colecções de instrumentos e as classificações de Mahillon e Hornbostel e Sachs (1914). As novas bases de dados: o projecto MIMO.
2. Das Civilizações dos Grandes Rios à Idade Média: história, fontes, problemas de caracterização e terminologia dos instrumentos musicais.
3. O Renascimento e a proliferação de novos instrumentos. Famílias e consortes: sopros, cordas, percussão. O orgão. Os cordofones com teclado e os seus mecanismos. Temperamentos.
4. Os séculos XVII e XVIII e a afirmação dos instrumentos que estarão na base da orquestra moderna. Cristofori, a invenção do piano e a sua difusão.
5. O século XIX como época de massificação e as transformações daí resultantes para os instrumentos. Instrumentos mecânicos e de palhetas livres.
6. As transformações científicas e tecnológicas do século XX e o surgimento dos electrofones.
7. A construção de instrumentos musicais em Portugal (sec. XVI-XX).