Introdução à Psicologia e Pedagogia da Música
Objetivos
No final desta Unidade Curricular, o aluno deve ser capaz de:
a) Listar problemáticas no âmbito da Psicologia da Música;
b) Listar problemáticas no âmbito da Pedagogia Musical;
c) Relacionar práticas educativas com questões de investigação no âmbito da Psicologia da Música;
d) Reconhecer/Identificar diferentes modelos e técnicas de investigação na área da Psicologia e Pedagogia da Música;
e) Selecionar literatura de relevância na área da Psicologia e Pedagogia da Música para desenvolvimento escrito de um tópico da área;
f) Refletir sobre processos de meta-aprendizagem aplicados ao seu próprio desempenho como músico.
Caracterização geral
Código
711021085
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Isabel Lemos do Carmo Pereira
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Blair, D. V., & McCord, K. A. (2016). Exceptional Pedagogy for Children with Exceptionalities. Oxford Universitu Press.
Deutsch, D. (Ed.). (2013). The Psychology of Music (3rd ed.). Academic Press.
Hallam, S. (2006). Music Psychology in Education. Institute of Education, University of London.
Levitin, D. (2007). Uma Paixão Humana - O seu Cérebro e a Música. Lisboa: Ed. Bizâncio.
McPherson, G. E. (Ed.). (2016). The child as a musician: A handbook of musical development (2nd ed.). Oxford University Press.
Parncutt, R. & McPherson, G. (Eds.) (2002). The science and psychology of music performance: Creative strategies for teaching and learning. Oxford University Press.
Rodrigues, H., & Rodrigues, P. (2003). BebéBabá - Da musicalidade dos afetos à música com bebés. Campo das Letras.
Sacks, O. (2008). Musicofilia. Lisboa: Relógio D´Água.
Sloboda, J. A. (2008). Exploring the Musical Mind: Cognition, Emotion, Ability, Function. Oxford University Press.
Veblen, K. K. (2007). The many ways of community music. International Journal of Community Music, 1(1), 5–21. https://doi.org/10.1386/ijcm.1.1.5_1
Publicações indicadas ao longo das aulas.
Método de ensino
É adotada uma metodologia de envolvimento ativo dos alunos baseada em exposições orais seguidas de debates, tomando como ponto de partida a conjunção de leitura de artigos científicos, capítulos de livros e/ou visionamento de filmes. Alguns destes debates contarão com a presença de alunos de doutoramento de Ciências Musicais na especialidade de Ensino e Psicologia da Música.
Método de avaliação
Métodos de Avaliação
1. Apresentação oral (individual) - 35.0%
2. Trabalho escrito sobre um tópico a definir (em grupo) - 50.0%
3. Participação no Fórum (individual) - 15.0%
Conteúdo
1. O que é a Psicologia da Música. Definição de campos de trabalho. O que é a Pedagogia Musical. Definição de campos de trabalho.
2. Psicologia da Música e Pedagogia Musical: diálogo entre disciplinas.
2.1. Escuta/perceção musical.
2.2. Interpretação/performance.
2.3. O desenvolvimento musical na infância.
2.4. Efeitos terapêuticos da música e musicoterapia.
2.5. Educação não formal: Música na(s) comunidade(s).