Temas de Lógica

Objectivos

Aquisição de uma adequada apreciação de um conjunto de questões filosóficas fundamentais colocadas pela Lógica entendida quer como método quer como teoria.
Compreensão e reflexão crítica sobre as visões e respostas delineadas pelos autores discutidos no curso.
Familiarização com a tradição filosófica analítica, e compreensão do papel decisivo da lógica na determinação do seu carácter distintivo.

Caracterização geral

Código

711031081

Créditos

6.0

Professor responsável

João de Deus Santos Sàágua

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Carnap, R. (1930). The Old and the New Logic. In A. J. Ayer (Ed.), Logical Positivism. Free Press (1958).
Carnap, R. (1950a). Empiricism, Semantics, and Ontology. Revue Internationale de Philosophie, 4(11)
Carnap, R. (1950b). Logical Foundations of Probability. Chicago, IL, USA: Chicago University of Chicago Press. [apenas pp.1-18]
Grice, P. (1975). Logic and Conversation. In Studies in the Way of Words. Harvard University Press (1989).
Hansson, S. O. (2018). Formalization. In S. O. Hansson & V. F. Hendricks (Eds.), Introduction to Formal Philosophy (2018). Springer.
Quine, W. V. O. (1935). Truth by Convention. In The Ways of Paradox and Other Essays. Harvard University Press (1966).
Quine, W. V. O. (1951). Two Dogmas of Empiricism. In From a Logical Point of View. Harvard University Press (1953).

Método de ensino

Aulas de natureza teórico-prática; incluem momentos expositivos, intervenção e discussão com os alunos, leitura e análise de textos, apresentações por parte dos alunos.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - Ensaio (10 pp) sobre um dos temas tratados em aula(35%), exame final (35%), participação em aula e apresentação e discussão de um texto/exercício em resposta a uma de três propostas de trabalho distribuídas ao longo do semestre (30%)

Conteúdo

O curso está dividido em 3 blocos temáticos.

I. Análise e Formalização
- A lógica como ferramenta de clarificação e transformação/aperfeiçoamento do discurso e do pensamento: análise lógica, formalização, arregimentação e ‘explicação’.
- Linguagens naturais vs. linguagens formais.
- Textos centrais: Rudolf Carnap (1930, 1950b pp.1-18) e Sven Ove Hansson (2018).

II. Lógica e Analiticidade
- Liberdade, tolerância, criatividade, e conveniência prática na escolha de uma linguagem ou sistema de representações.
- Regras e convenções linguísticas e a hipótese de redução das verdades lógicas a verdades analíticas.
- A crítica quineana à distinção analítico-sintético.
- Textos centrais: Carnap (1950a) e Quine (1935, 1951).

III. Lógica e Conversação
- A racionalidade da conversação: nexos e inferências lógicas vs. nexos e inferências conversacionais.
- O Princípio da Cooperação, máximas conversacionais e implicaturas.
- Texto central: Grice (1975)

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: