Temas de Antropologia Filosófica

Objetivos

A disponibilizar brevemente

Caracterização geral

Código

711031082

Créditos

6.0

Professor responsável

Mário Jorge Pereira de Almeida Carvalho

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

The Cambridge Edition of the Works of Jonathan Swift, ed. Claude Rawson, Cambridge
C.U.P.
16: Gulliver’s Travels, ed. D. Womersley, 2012
1. A Tale of a Tub and Other Works, ed. D. Walsh, 2010
2. Parodies, Hoaxes, Mock Treatises Polite Conversation, Directions to Servants and Other works, ed. V. Rumbold, 2013
17. Personal and Miscellaneous Writings, Fragments and Marginalia, 2012
Gulliver’s Travels, ed. A. J. Rivero, Norton Critical Edition, NewYork, Norton, 2002
Gulliver’s Travels: The Text of the First Edition, ed. H. Williams, London, First Edition Club, 1926
Prose Writings, ed. H. H.Davis,16 vols., Oxford, Blackwell, 1939-74
The Correspondence of Jonathan Swift, D.D.. 1. Letters 1690 - 1714, nos. 1 - 300
in Four Volumes, ed. D. Woolley, Frankfurt a. M., Lang, 2014
The Correspondence of Jonathan Swift, ed. H. Williams, 5 vols., Oxford,Clarendon Press,1963-65.
The Works of Jonathan Swift, Containing Additional Letters, Tracts and Poems, London, Bickers, 1883

Método de ensino

Curso de natureza teórico-prática.
A metodologia usada combina
a) o exame teórico de problemas e conceitos
b) uma aturada análise e comentário dos textos em causa (que presta especial
atenção ao nexo entre eles e os problemas e conceitos focados, mas também a questões de interpretação, etc.)
c) a discussão de concepções alternativas, de objecções, contra-exemplos, etc.
O programa está concebido para proporcionar aos estudantes a experiência de
trabalharem, se assim se pode dizer, no “laboratório” do pensamento filosófico.
Dá-se especial importância ao horário de atendimento, que pode ser usado para discutir problemas, objecções, matérias afins, etc.

Método de avaliação

Métodos de avaliação - Cada aluno deve apresentar um trabalho escrito e discuti-lo com o professor(33%), Exame final escrito obrigatório(67%)

Conteúdo

Uma leitura filosófica das Viagens de Gulliver

As Viagens de Gulliver são uma obra multifacetada, entre outras coisas um despercebido tratado de antropologia (um verdadeiro tesouro de perspectivas e desafios filosóficos) disfarçado de sátira. Vale assim para a obra-prima de Swift o que Goethe disse dos escritos de Lichtenberg: podemos usá-la como uma extraordinária vara do vedor, pois onde Swift graceja está escondido um problema filosófico.
A viagem filosófica de Swift encena uma série de experimentos imaginários a respeito da identificação individual e colectiva de si e de outrem – a sua complexidade, a sua estrutura interna, os seus mecanismos fundamentais. Nas Viagens de Gulliver, a identificação individual e colectiva é submetida a rigorosas provas de resistência ou sobrecarga, que revelam como funciona, os seus pontos fracos e insuficiências. Propõe-se uma pormenorizada e exaustiva análise filosófica das quatro viagens, da relação entre elas e do resultado global.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: