Geografia da Europa
Objetivos
a) Compreender os processos espaço-temporais de integração, construção da identidade e fragmentação do território europeu;
b) Avaliar a importância da dimensão espacial na evolução do mapa político da Europa;
c) Interpretar a evolução das paisagens europeias considerando a interação entre o meio natural e as atividades humanas;
d) Conhecer a evolução dos blocos económicos e políticos da Europa no pós-II GM;
e) Caracterizar as principais fases de evolução da CEE/UE;
f) Caracterizar as principais políticas comunitárias e respetivos instrumentos;
g) Conhecer os objetivos da UE para 2030 e Portugal 2030;
h) Reconhecer a diversidade europeia em termos populacionais, económicos e culturais;
i) Reconhecer a importância das redes (transportes, energia, redes urbanas,…) na identidade e diversidade europeias;
j) Desenvolver um raciocínio crítico sobre as questões da Europa e da UE;
k) Elaborar relatórios (análise, diagnóstico e prospetiva) sobre questões europeias numa perspetiva geográfica.
Caracterização geral
Código
01100736
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Dulce de Oliveira Pimentel Antunes
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
Adoumié, V. (dir.) (2013). Géographie de l’Europe. Paris: Hachette Supérieur.
Azcárate Luxán, M. V. & Sánchez Sánchez, J. (2013). Geografía de Europa, Madrid : UNED.
Febvre, L. (1999). A Europa: génese de uma civilização. Lisboa: Editorial Teorema.
Jenkins, S. (2020). Breve história da Europa. De Pericles a Putin. Lisboa: Ed. Presença.
López-Palomeque, F. & Plaza, I. (coord.) (2019). Geografía de Europa estructuras, procesos y dinámicas territoriales. PUV.
Murphy, A. B., Bychkov, T. G., Jordan, B. B. (2014). The European Culture Area: A Systematic Geography (6th ed.). UK: Rowman & Littlefield Publishers.
Ostergren, R.C. & Le Bossé, M. (2011). The Europeans: A Geography of people, culture and environment (2nd ed.). New York: Guilford Press.
Steiner, G. (2004). A ideia de Europa. Lisboa: Gradiva.
Tavares, J. (2019). A Europa não é um país estrangeiro. Lisboa: FFMS.
Vandermotten, C & Dézert, B. (2008). L’identité de l’Europe. Histoire et géographie d’une quête d’unité. Armand Colin.
Método de ensino
Aulas expositivas e participadas. Discussão a partir de um conjunto de textos selecionados. Desenvolvimento, apresentação e discussão de trabalhos práticos.
Método de avaliação
Métodos de Avaliação - Duas provas escritas individuais versando sobre os conteúdos lecionados(50%), Elaboração de um trabalho prático de grupo que inclui um elemento intermédio de avaliação, relatório e apresentação oral. Assiduidade (a pelo menos 60% das aulas práticas) e participação (35%+5%)(40%), realização de pequenos exercícios nas aulas teóricas(10%)
Conteúdo
1) A Europa: o significado dos seus limites históricos, unidade e diversidade do território, a Europa no mundo
2) Ambiente geográfico natural: diversidade geomorfológica e bioclimática
3) Evolução do mapa político: processos de unificação; nações sem Estado; sistemas políticos
4) Processos de integração no território europeu: CEE/EU;EFTA; COMECON
5) Da CEE à UE: tratados; alargamentos; instituições; políticas e instrumentos de financiamento
6) População, sociedade, cultura: dinâmicas demográficas; diversidade étnica, linguística e religiosa; capital humano
7) Atividades económicas: o espaço rural e a reorientação dos sistemas agrícolas; desindustrialização, terciarização ou servindustrialização das economias?
8) Redes europeias de transportes e energia; as relações com o resto do mundo
9) Cidades e sistemas urbanos
10) Regiões em declínio e territórios emergentes. Coesão ou fragmentação territorial?
11) Conflitos e crises na Europa actual. A UE e a Europa – que perspetivas?
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: