Desenvolvimento Sustentável

Objetivos

1. Fornecer conceitos e conhecimentos;
2. Desenvolver a capacidade crítica e analítica;
3. Praticar capacidades de discussão e comunicação.

Caracterização geral

Código

01100815

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Isabel Costa Febrero de Queiroz

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

Marten, Gerald A. Human Ecology. Basic concepts for sustainable development. Earthscan, 2001.
Piccolo, John J. «Intrinsic Values in Nature: Objective Good or Simply Half of an Unhelpful Dichotomy?» Journal for Nature Conservation 37 (Junho de 2017): 8–11. https://doi.org/10.1016/j.jnc.2017.02.007.
Soromenho-Marques, Viriato. «Cidadania e Ambiente». Em Educação Hoje. Enciclopédia dos Pais. Viver a Cidadania, 220–21. Lisboa: Lexicultural, 2001.
Steiner, Frederick. Human Ecology. How Nature and Culture shape our world. Washington, D. C.: Island Press, 2016.
Varandas, M.J. Ambiente. Uma questão de ética. Lisboa: Esfera do Caos, 2009.
Waters, Rachel. «Rethinking the United Nations’ concept of sustainability». The Ecological Citizen 1, n. 1 (2017): 29–30.

Método de ensino

 O curso inclui aulas de apresentação de conteúdos (pelo professor), a reflexão conjunta/ discussão dos temas do programa, para além de um seminário final para a apresentação de trabalhos de grupo. Ao mesmo tempo que se trabalham criticamente os conceitos, convocam-se exemplos de problemas atuais e passados. Os alunos são confrontados com documentação técnico-científica e político-legislativa.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - A avaliação compreende uma componente de participação contínua nas aulas (30%), um teste escrito(40%), um trabalho elaborado em grupo (20% componente escrita e 10% componente oral)(30%)

Conteúdo

O programa prepara os alunos para uma pratica profissional e de cidadania, no quadro da complexidade das questões ambientais atuais, à escala local, regional e local:
1) Compreender dinâmicas socio-ecológicas no espaço e no tempo;
2) Conhecer os princípios éticos e os valores ambientais;
3) Discutir o conceito de Desenvolvimento Sustentável, e a sua evolução;
4) Identificar os Objectivos para o Desenvolvimento Sustentavel (2015-2030) e avaliar a sua aplicação a diferentes escalas espaciais;
5) Reconhecer a diversidade de abordagens disciplinares e a sua aplicação no âmbito social, económico e ambiental;
6) Desenvolver um raciocínio crítico sobre os diferentes comportamentos sociais; 7) Conhecer e analisar projetos sustentáveis.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: