Dinâmica do Espaço Rural

Objetivos

a) Compreender o conceito de espaço rural;
b) Justificar a diversidade de abordagens disciplinares no estudo da complexidade do espaço rural;
c) Refletir sobre a importância da diversidade de perspetivas para a proteção dos valores intrínsecos do espaço rural;
d) Dominar os conhecimentos básicos da Política Agrícola Comum e articulá-los com a situação real de Portugal;
e) Discutir a validade de modelos alternativos de produção agrícola;
f) Reconhecer estratégias para a dinamização do espaço rural;
g) Avaliar de forma crítica diferentes representações do espaço;
h) Analisar o significado das relações espaciais entre a cidade e o campo;
i) Desenvolver relatórios técnicos com base numa abordagem holística do espaço rural;
j) Revelar capacidade de análise e de síntese na aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Caracterização geral

Código

711041071

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Isabel Costa Febrero de Queiroz

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

Cejudo, Eugenio, e Francisco Navarro, eds. 2020. Neoendogenous Development in European Rural Areas: Results and Lessons. Springer Geography. Cham: Springer International Publishing.

Gergel, Sarah E., e Monica G. Turner, eds. 2002. Learning Landscape Ecology: A Practical Guide to Concepts and Techniques. New York, NY: Springer New

Keller, Margit, ed. 2017. Routledge Handbook on Consumption. London ; New York: Routledge, Taylor & Francis Group.

Moreira, Francisco, et al. 2016. «Contrasting Static versus Dynamic-Based Typologies of Land Cover Patterns in the Lisbon Metropolitan Area: Towards a Better Understanding of Peri-Urban Areas». Applied Geography 75 (Outubro): 49–59.

Tappeiner, Ulrike, et al. 2021. «How to Consider History in Landscape Ecology: Patterns, Processes, and Pathways». Landscape Ecology 36 (8): 2317–28.

Woods, Michael. 2010. Rural. New York: Routledge.

Método de ensino

Aulas expositivas e participativas; discussão de casos de estudo; trabalho de campo. 

Método de avaliação

Método de avaliação - Trabalho de grupo (máximo 3 pessoas) entre 10 e 15 páginas, incluindo anexos, apoiado em bibliografia e informação documental diversa, eventualmente com trabalho de campo (25%). Acresce 5% ao trabalho prático a quem tiver assiduidade superior a 60% das aulas práticas(30%), Apresentação oral, individual, com powerpoint (cerca de 20 minutos) seguida de debate público(10%), Teste de toda a matéria(60%)

Conteúdo

1) Definição dos conceitos de espaço rural e de paisagem global
2) Multifuncionalidade das áreas rurais
3) Condicionalismos e potencialidades edafo-climáticas de Portugal: solos e capacidades de uso; produção agrícola e clima
4) Agricultura e mudanças no uso dos solos: impactes ambientais e paisagísticos
5) Agricultura e evolução tecnológica: da revolução verde à revolução biotecnológica
6) A PAC e a modernização do sector agrícola: o MEA (Modelo Europeu de Agricultura) e as Medidas Agro-Ambientais
7) Ética Ambiental: introdução a sistemas de produção alternativos (proteção integrada, agricultura biológica, bio-dinâmica e permacultura)
8) Políticas de desenvolvimento do mundo rural: instrumentos de apoio à dinamização do esp

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: