Serviços e Território

Objetivos

a) Reconhecer a importância dos serviços nas sociedades modernas;
b) Compreender as características e o papel dos serviços em sociedades com diferentes níveis de desenvolvimento;
c) Discutir as teorias e os modelos de localização das atividades comerciais e de serviços;
d) Reconhecer estratégias de articulação entre os serviços e outras atividades económicas;
e) Analisar a importância da inovação organizacional e tecnológica nos serviços;
f) Desenvolver um raciocínio crítico sobre a sociedade servindustrial;
g) Discutir a noção de serviços públicos, sua evolução e modos de organização;
h) Analisar a evolução dos serviços em Portugal;
i) Desenvolver relatórios técnicos sobre as atividades de serviços numa perspectiva geográfica;
j) Aplicar os conhecimentos adquiridos, designadamente em estudos de programação e de localização de equipamentos de serviços.

Caracterização geral

Código

711041074

Créditos

6.0

Professor responsável

José Afonso Teixeira

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

Arundel,A.;Bloch, C.;Ferguson, B. (2019). Advancing innovation in the public sector: Aligning innovation measurement with policy goals. Research Policy, vol. 48 (3), pp. 789-798.
Desmarchelie, B. (2018). Service Economies and Complexity. Handbook of Service Science, Vol. II.https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-02
Dicken, P. (2015). Global Shift. Mapping the Changing Contours of the World Economy (7th ed.). New York: The Guilford Press. [Na FCSH, cota G1819)].
Ferrão, J. (1992). Serviços e Inovação. Novos Caminhos para o desenvolvimento Regional. Oeiras: Celta Editora, pp. 1-17.
Osborn, S.; Nasi, G.; Powell, M. (2021). Beyond co-production: Value creation and public services. Public Administration, 2021;1–17.
Rubalcaba,L. (2007). The New Service Economy. Cheltenham e Northampton: Edward Elgar, pp. 3-166.
Tomé, Ricardo J. A. (2015). Serviços Públicos em diferentes contextos territoriais: (re)organização das relações com os sistemas urbanos. Lisboa: Univ. Nova de Lisboa. FCSH/DGPR.

Método de ensino

Aulas expositivas e participadas. Discussão a partir de um conjunto de textos selecionados. Debates sobre temas do programa. Desenvolvimento, apresentação e discussão de trabalhos práticos.

(Segundo Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento).

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - 1) Teste escrito presencial versando a totalidade da matéria leccionada(35%), 2) Trabalho de investigação apoiado em trabalho de campo, bibliografia e/ou informação documental diversa resultantes de pesquisa autónoma. O trabalho é desenvolvido em grupos até 3 pessoas (podendo ser individual)(45%), 3) Pequeno ensaio individual sobre um tema do programa e Assiduidade e participação (15%+5%)(20%)

Conteúdo

1) Questões concetuais e metodológicas: Um quadro analítico para os serviços
2) Os serviços no Mundo: uma nova geografia dos serviços
3) A localização do comércio e dos serviços a diferentes escalas: da teoria à prática
3.1. A teoria dos lugares centrais
3.2. Territórios e territorialização do comércio e dos serviços
4) Os Serviços na economia global
4.1. Serviços, competitividade e globalização
4.2. A deslocalização de serviços: Offshoring
4.3. A centralidade dos serviços avançados às empresas no processo de globalização
4.4. O papel dos serviços logísticos e de distribuição na articulação oferta-procura
5) O setor público dos Serviços: importância, reforma, inovação e localização
6) A geografia dos serviços em Portugal
6.1. Caracterização geral.
6.2. Reforma administrativa e reestruturação dos serviços públicos.
6.3. Desenvolvimento, organização e localização de alguns ramos de serviços

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: