História Moderna (Séculos XV-XVI)
Objetivos
a) Relacionar as diferentes dimensões espácio-temporais da História da Europa Moderna.
b) Identificar os principais processos políticos, económicos, sociais e culturais que se desenvolveram na Europa dos séculos XV e XVI.
c) Conhecer as principais interpretações historiográficas dos temas estudados.
d) Conhecer a bibliografia fundamental do tema e ser capaz de trabalhar com documentos históricos da época.
e) Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita, integrando um vocabulário e as categorias específicas da Época Moderna.
f) Adquirir conhecimentos que habilitem o aluno a um prosseguimento aprofundado de estudos da Época Moderna.
Caracterização geral
Código
01100973
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Isabel de Lemos Carvalhão Buescu de Vasconcelos e Sousa
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
CAMERON, Euan (coord.) - O século XVI (História da Europa Oxford), Porto, Fio da Palavra Editores, 2009
QUATAERT, Donald - O Império otomano. Das origens ao século XX, Lisboa, Edições 70, 2008, pp. 13-58
SALMANN, Jean-Michel - Géopolitique du XVIe siècle. 1498-1618, Paris, Seuil, 2003, pp. 211-285
CARPENTIER, Jean e LEBRUN, François - História da Europa, 3ª edição, Lisboa, Editorial Estampa, 2002
HALE, John - A Civilização Europeia no Renascimento, Lisboa, Presença, 2000, pp. 21-178
TENENTI, Alberto - La formación del mundo moderno. Siglos XIV-XVII, Barcelona, Ed. Crítica, 1985
MORINEAU, Michel - O Século XVI. 1492-1610, Lisboa, D. Quixote, 1980
CORVISIER, André - O Mundo Moderno, Lisboa, Edições Ática, 1976, pp. 5-167
LAPEYRE, Henri - Les monarchies européennes du XVIe siècle. Les relations internationales, Paris, PUF, 1973 (cap. I-III)
Método de ensino
Aulas de carácter teórico (70%) e prático (30%. As aulas teóricas constam de exposição de matérias pelo docente.As aulas práticas contemplam a análise e o comentário de documentos escritos, iconografia e textos historiográficos relativos à época, com participação dos alunos, bem como uma apresentação oral final, individual, de um tema previamente estabelecido.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
Departamento de História
História Moderna
(séculos XV-XVI)
1º Semestre 2022-2023
Docente: Ana Isabel Buescu
Programa
Os Fundamentos do Mundo Moderno (séculos XV-XVI)
1. A Europa nos séculos XV e XVI: demografia, economia e sociedade
2. As grandes monarquias no século XVI: França, Espanha, Inglaterra
3. Os “países divididos”: Alemanha e Itália
4. Em busca da supremacia europeia: o confronto entre Habsburgo e Valois
5. A “Europa das margens”: Polónia, Países Escandinavos e Rússia
6. O confronto entre impérios: a Espanha de Carlos V e o Império Otomano
7. Protagonismos: Carlos V e a ideia de um “império universal”. A “monarquia católica” de Filipe II (1556-1598): sucessos e fracassos
8. A revolta dos Países-Baixos (1566-1609)
9. O eclipse da França: as guerras de religião (1562-1598)
10.1598: fim de um século, fim de uma era
Bibliografia
- 1. Cronologias
DELORME, Jean As Grandes Datas dos Tempos Modernos 1494-1789, Mem Martins, Publicações Europa-América, 1988
DELUMEAU, Jean – «Quadros cronológicos» in A Civilização do Renascimento, vol. 2, Lisboa, Editorial Estampa, 1994
HERMAN, Jacques – Guia de História Universal, Lisboa, Edições 70, 1981
WEBSITES
- 2. Obras de referência
ALCOCK, Antony – História Concisa da Europa. Dos Gregos e Romanos à Actualidade, Mem Martins, Publicações Europa-América, 2005
CAMERON, Euan (coord.), O século XVI, Porto, Fio da Palavra, 2009
CARPENTIER, Jean e LEBRUN, François – História da Europa, 3ª edição, Lisboa, Editorial Estampa, 2002
- 3. Estudos*
*BRAUDEL, Fernand – Civilização Material, Economia e Capitalismo, Lisboa, 3 vols., D. Quixote, 1990 (vol. I, cap. I)
*BURKE, Peter – O Renascimento, Lisboa, Edições Texto & Grafia, 2008
*COLES, Paul – Os Turcos na Europa, Lisboa, Verbo, s/d, pp. 11-164
COLLINSON, Patrick, A Reforma. História Breve, Lisboa, Círculo de Leitores, 2003
*CORVISIER, André – O Mundo Moderno, Lisboa, Edições Ática, 1976, pp. 5-167
DELUMEAU, Jean – A Civilização do Renascimento, 2 vols., Lisboa, Estampa, 1994
FAVIER, Jean – De Marco Polo a Cristóvão Colombo. 1250-1492, Lisboa, D. Quixote, 1980, pp. 161-262
*HALE, John – A Civilização Europeia no Renascimento, Lisboa, Presença, 2000, pp. 21-178
*INALCIK, Halil – The Ottoman Empire. The Classical Age 1300-1600, Londres, Phoenix Press, 2000, pp. 5-58.
KAMEN, Henry - Early Modern European Society, London & New York, Routledge, 2004
Imperio. La forja de España como potencia mundial, Madrid, Santillana, 2003
*KOLLMANN, Nancy Shields – “A Rússia Moscovita”, in História da Rússia, org. Gregory L. Freeze, Lisboa, Ed. 70, 2021, pp. 63-93.
*LAPEYRE, Henri – Les Monarchies Européennes du XVIe siècle. Les Relations Internationales, Paris, PUF, 1973 (cap. I-III)
*LÉON, Pierre (dir.) – História Económica e Social do Mundo, vol. 1, O Mundo em Expansão (séc. XIV-XVI), Lisboa, Livraria Sá da Costa Editora, 1984, pp. 11-55
*MARTIN, Janet – “De Kiev à Moscóvia: dos inícios a 1450”, in História da Rússia, org. Gregory L. Freeze, Lisboa, Ed. 70, 2021, pp. 35-61
*MILHAZES, José - A mais breve história da Rússia. Dos Eslavos a Putin, Lisboa, D. Quixote, 2022, pp. 11-62.
MISKIMIN, Harry A. – A Economia do Renascimento Europeu 1300-1600, Lisboa, Editorial Estampa, 1998
MORINEAU, Michel, O século XVI. 1492-1610, Lisboa, D. Quixote, 1980
*QUATAERT, Donald – O Império Otomano. Das Origens ao século XX, Lisboa, Edições 70, 2008, pp. 13-58
*RICE, Jr, Eugene F. e Anthony Grafton, The Foundations of Early Modern Europe, 1460-1559, 2ª edição, New York-London, W.W. Norton & Company, 1994
*ROMANO, Ruggiero e TENENTI, Alberto, Los Fundamentos del Mundo Moderno. Edad Media tardia, Renacimiento, Reforma, Historia Universal Siglo veintiuno. Vol. 12, Madrid, Ed. Siglo XXI, 1971
*SALMANN, Jean-Michel – Géopolitique du XVIe siècle. 1490-1618, Paris, Seuil, 2003, pp. 211-285
TENENTI, Alberto – La Formación del Mundo Moderno. Siglos XIV-XVII, Barcelona, Ed. Crítica, 1985
*Assinalam-se com * as obras e / ou capítulos de livros cuja consulta e leitura são expressamente recomendadas. Ao longo das aulas serão indicadas outras referências bibliográficas úteis às matérias leccionadas, distribuídos alguns materiais em fotocópia e materiais de apoio colocados no Nónio.
AVALIAÇÃO 2 provas escritas presenciais, sem consulta. Possibilidade de realização de Exame de Recurso para os alunos com nota final entre 8 e 10 valores, bem como de Exame de Melhoria de Nota para os alunos com classificação final a partir dos 10 valores.