Metodologia da História
Objetivos
1. Perceber a relevância do método de trabalho para o estudo da História;
2. Aprender a organizar um trabalho de investigação;
3. Reflectir sobre a importância das relações entre a História e outros saberes;
4. Adquirir noções e metodologias sobre a História do tempo presente, testemunhos orais e biografias.
Caracterização geral
Código
01101013
Créditos
6.0
Professor responsável
João Luís da Costa Campos Vieira Lisboa
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
BLOCH, M. (s.d., 4ª ed). Introdução à História. Mem-Martins: Public. Europa-América
CEIA, C. (2012, 9ª ed) Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. Lisboa: Edit. Presença
CURTO, D. R. (2013). Para que serve a História? Lisboa: Tinta-da-China.
HOBSBAWM, E., (1998) On History, Londres, Abacus, (trad. parcial 2010, Escritos sobre a História, Lisboa, Relógio d’Água).
HOWELL, M. E PREVENIER, W., (2001) From Reliable Sources. An Introduction to Historical Methods, Ithaca e Londres, Cornell University Press.
HUNT, L., (2015) Writing History in the Global Era, Nova Iorque e Londres, W.W. Norton & co.
LE GOFF, J. & NORA, P. (dir.) (1987). Fazer História, Novos objectos. Vol. 3. Venda Nova: Bertrand Edit. . (CERTEAU, M. “A operação histórica”, vol.1, pp.17-58).
LISBOA, J.L., (2018) Então, o quê? A História que (se) conta é problemática, Famalicão, Húmus, 2018.
MATTOSO, J. (1988). A Escrita da História. Teoria e Métodos. Lisboa: Edit. Estampa
MENDES, J.A. (1987), A História como ciência, Coimbra. Coimbra Edit.
PEREIRA, M.H., [2006], A História e as Ciências Sociais, Lisboa, ISCTE.
RANCIÈRE, J. (2014). As palavras da História. Ensaio de poética do saber. Lisboa: Ed unipop
ROSAS, F. (2016). "História, (des)memória e hegemonia" in História e Memória,…Lisboa: Tinta-da-China, p. 41-81
SAMARAN, C. (dir.), (1961) L’Histoire et ses méthodes, Paris, Gallimard.
TORGAL, L. R. (2015). História... Que História? …. Lisboa: Temas e Debates.
TRAVERSO, E. (2012). O passado, modos de usar. Lisboa: Ed unipop
VEYNE, P. (2008 [1ª ed. 1971]). Como se escreve a História. Lisboa: Ed 70.
Método de ensino
Ensino presencial.
40% de aulas teóricas e 60% de aulas práticas. As aulas práticas consistem em:
- Problematização de informação teórica, visitas de estudo a museus, bibliotecas e arquivos de diferente natureza.
- Reforça-se a importância de outras fontes que não as escritas, como a iconografia, objectos, artefactos arqueológicos, testemunhos orais, etc.
Nas aulas teóricas procura-se, a partir de exemplos práticos, sensibilizar os alunos para a importância da Metodologia como garante do carácter científico do texto historiográfico.
Método de avaliação
Ficha de leitura - 30%
Ficha sobre uma fonte histórica - 30%
Avaliação escrita presencial - 30%
Participação oral nas aulas – 10%
Conteúdo
1. Práticas e conceitos da História: uma introdução;
2. Questões de método. Noções gerais;
3. Os trabalhos científicos: planificação, estrutura, citações, bibliografia. Características de uma ficha de leitura, de uma recensão, de um ensaio, de uma tese;
4. A heurística: condições e práticas da identificação e selecção das fontes;
5. As fontes e as formas de as tratar;
6. A crítica histórica. A crítica externa e a crítica interna;
7. A construção da narrativa: enredos, verdade e ficção;
8. Os testemunhos orais. A História do tempo presente. Abordagens de natureza biográfica.