Pré-História

Objetivos

a) Reconhecer a Pré-História como domínio científico essencial para uma visão crítica da História da Humanidade;
b) Conhecer e interpretar, (sincrónica e diacronicamente), as várias etapas do processo de hominização, tal como as dinâmicas do aparecimento e desenvolvimento das primeiras sociedades humanas, do Paleolítico à Idade do Bronze;
c) Avaliar a importância relativa de um testemunho arqueológico, identificando e relacionando os elementos necessários à construção e sustentação críticas do discurso historiográfico;
d) Conhecer as mais recentes e actualizadas tendências da produção científica nos planos da análise e da síntese historiográfica;
e) Ser capaz de expor os conhecimentos adquiridos de forma problematizante, fazendo uso de vocabulário específico e integrando-os no universo conceptual próprio da disciplina;
f) Possuir conhecimentos e competências que possibilitem o aprofundamento do estudo da Pré-História.

Caracterização geral

Código

01101024

Créditos

6.0

Professor responsável

João Carlos Muralha Cardoso

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

ARSUAGA, J., MARTINEZ, I., (1998) La espécie elegida. La larga marcha de la evolucion humana, Temas de Hoy


BOYD, R.; SILK, J.B. (2009). How humans evolved (5th ed.). New York: W.W. Norton. ANT 1227 (UNLFCSH/BMSC) – 57707


COPPENS, Y., e PICQ, P. (dir.) (2001), Aux origines de l’Humanité, Vol.1 e 2, Paris, Librairie Arthème Fayard.


CUNLIFE, Barry, (2001), The Oxford Illustrated History of Prehistoric Europe, Oxford University Press


EIROA, Juan, (2000), Nociones de Prehistoria General, Barcelona, Editorial Ariel.


GOSDEN, Chris, (2003), Prehistory, A very short introduction, Oxford University Press.


HUBLIN, Jean-Jacques, (2007), Quand d’autres homes peuplaient la Terre, Flammarion.


RENFREW, C.; BAHN, P. G. (2016). Archaeology: Theories, Methods, and Practice (7th ed.). London: Thames e Hudson. ARQ REF 4 (UNLFCSH) – 64480


SCARRE, Chris, (2005), The Human Past, Londres, Thames and Hudson.


VV.AA. (1996), História da Humanidade, Vol.1-A Pré-história e o início da Civilização, Lisboa, editorial Verbo.

Método de ensino

Aulas presenciais, teórico-práticas, com recurso abundante à imagem (iconografia específica), e análise crítica de textos.


Pretende-se a transmissão de noções básicas sobre a Arqueologia e a Pré-história, bem como de um quadro geral da evolução humana (Paleontologia humana/Arqueogenética) e das sociedades da Pré-história antiga e recente. Este objectivo será conseguido através da exposição de conceitos fundamentais da disciplina, de dados provenientes das investigações mais recentes e da visualização e discussão de imagens específicas, fomentando o espaço argumentativo e interpretativo que esta disciplina comporta.

Método de avaliação

Métodos de avaliação:


Dois testes escritos presenciais.


Cada momento de avaliação vale 50% da nota final.

Conteúdo

0. Introdução: O estudo do passado humano.


0.1 Pré-história e Arqueologia Pré-histórica.


0.2 Génese e desenvolvimento dos estudos pré-históricos.


0.3 O enquadramento geológico e cronológico.


1. O processo de hominização: Dos primatas aos homens.


1.1 Modelos teóricos sobre a evolução das espécies.


1.2 Dos primeiros primatas aos primeiros hominídeos.


1.3 Os hominídeos dispersam-se pelo mundo.


1.4 O homem de Neanderthal e os homens modernos.


2. As sociedades de caçadores-recolectores.


2.1 Os caçadores-recolectores do paleolítico; tecnologias e estratégias de subsistência.


2.2 As primeiras sepulturas e as manifestações artísticas do paleolítico superior.


2.3 Um novo quadro ambiental; o Holoceno.


2.4. Os caçadores-recolectores do Mesolítico; a economia de amplo espectro.


3. O Neolítico.


3.1 Principais teorias explicativas sobre o aparecimento da economia de produção.


3.2 O Neolítico do Próximo Oriente.


3.3 O Neolítico Europeu; o sudeste da Europa, a Europa Central e a Europa do Norte.


3.4 O Neolítico do Mediterrâneo Ocidental.


3.5 As construções monumentais da Europa atlântica; o “megalitismo”.


3.6 O Neolítico no resto do mundo.


4. Transformação das sociedades agrárias: O Calcolítico e a Idade do Bronze.


4.1 As primeiras sociedades metalúrgicas e sua evolução

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: