História de Portugal Contemporâneo (Século XX)
Objetivos
São objetivos desta disciplina conhecer, compreender e saber interpretar a história de Portugal do período que decorreu entre a crise do Ultimato de 1890 e a Revolução Portuguesa de 25 de Abril de 1974, compreendendo o estudo do PREC; desenvolver a compreensão e a capacidade de reflectir criticamente sobre as principais conjunturas e as razões que determinaram as etapas da história de Portuguesa durante o período em análise, conhecer as principais e mais actuais interpretações historiográficas relativas às temáticas estudadas; conhecer a bibliografia fundamental produzida sobre a história de Portugal do século XX; conhecer os principais documentos históricos e ser capaz de os analisar e interpretar, compreendendo-os no seu contexto histórico-cultural; desenvolver as capacidades de exposição oral e escrita, integrando vocabulário e um discurso conceptual adequado à disciplina; adquirir conhecimentos e competências que possibilitem o aprofundamento do estudo das temáticas abordadas
Caracterização geral
Código
711051106
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Fernanda Fernandes Garcia Rollo
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
Dicionários de História da Primeira República, do Estado Novo, do 25 de Abril CATROGA, Fernando, A Geografia dos Afectos Pátrios - As Reformas Político-Administrativas (Sécs. XIX-XX), MARQUES, A.H. de Oliveira e SERRÃO, Joel (coord.), Nova História de Portugal, Vol. XI e Vol. XII, ed. Presença, Lisboa,1991. MATTOSO, José (dir.), História de Portugal, Vol. VI, Vol. VII e Vol. VIII, ed. Círculo de Leitores, Lisboa, 1994. REIS, António (coord.), Portugal Contemporâneo, ed. Alfa. FERREIRA, José Medeiros, Cinco Regimes na Política Internacional, Editorial Presença, Lisboa, 2006. ROSAS e ROLLO, Maria Fernanda Historia da I Republica, Tinta da China, Lisboa, 2009.
Método de ensino
Aulas de carácter teórico-prático, baseadas em exposições magistrais e na discussão dos temas por parte dos alunos com apoio na análise de documentos, mapas, gráficos e na utilização de meios audio-visuais. A programação e calendarização das actividades é definida, apresentada e distribuída no início do ciclo lectivo. A apresentação das matérias, acompanhada da identificação, em aula e online, dos documentos, fontes e bibliografia de referência, e outros recursos assume e apela, para além da dimensão expositiva e explicativa, cenários de interpretação, problematização e discussão dos conteúdos.
Método de avaliação
Métodos de Avaliação - Participação nas sessões e recensão escrita (10%+10%)(20%), Teste de frequência com consulta(40%), Trabalho escrito que poderá consistir num exercício de reflexão e síntese bibliográfica ou num trabalho de investigação sobre fontes. O tema do trabalho é discutido e avaliado com o docente e pressupõe a apresentação do respectivo plano de desenvolvimento. (40%)
Conteúdo
1. A crise do modelo fontista de desenvolvimento e as alternativas políticas que suscitou o contexto da emergência que mudou o Partido Republicano. O lugar das Colónias na actividade do Estado Português.
2. A I República, antes, durante e depois da I guerra mundial caracterizando a extensão do Estado no sistema político-institucional, a questão religiosa, a questão social e a questão da guerra e da participação de Portugal.
3. O ciclo do autoritarismo português nas suas várias vertentes (Ditadura Militar, Ditadura Nacional e Estado Novo), compreendido entre os marcos cronológicos do movimento militar de 1926 e do golpe militar de 25 de Abril de 1974 que põe termo ao regime autoritário.
4. A Revolução Portuguesa de 1974/75 até ao processo de institucionalização da democracia em 1976.