História Cultural e das Mentalidades Moderna

Objetivos

a) Identificar os principais processos culturais e de mentalidades que se desenvolveram na Europa nos séculos XV a XVIII
b) Conhecer as principais interpretações historiográficas dos temas estudados) Conhecer a bibliografia fundamental do tema e ser capaz de trabalhar com documentos históricos da época
d) Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita, integrando um vocabulário e as categorias específicas relativas à época moderna
e) Adquirir conhecimentos que habilitem o aluno a um prosseguimento aprofundado

Caracterização geral

Código

711051118

Créditos

6.0

Professor responsável

António Manuel de Almeida Camões Gouveia

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

CHAUNU, Pierre (1985). A civilização da Europa das Luzes. Lisboa: Estampa,
2 vols. CHAUNU, Pierre (1984). La civilisation de l'Europe Classique. Paris:
Arthaud. DELUMEAU, Jean (1984). La civilisation de la Renaissance. Paris:
Arthaud. História da vida privada. Do Renascimento ao Século das Luzes
(1990). Roger Chartier. Porto: Afrontamento. El hombre Barroco (1992).
Rosario Villari. Madrid: Alianza. O homem do Iluminismo (1992). Michel
Vovelle. Lisboa: Presença, 1997. O homem renascentista (1991). Eugénio
Garin. Lisboa: Presença. MANDOU, Robert (1973). Histoire de la pensée

européenne. 3. Des humanistes aux hommes de science (XVIe e XVIIe
siècles). Paris: Points. NAUERT (Jr.), Charles G. (1998). Humanism and the
culture of Renaissance Europe. Cambridge: Cambridge University Press.

Método de ensino

Aulas de carácter teórico e prático, com exposição de matérias pelo docente,
com participação solicitada e activa dos discentes.

Método de avaliação

Método de avaliação - Uma intervenção oral(50%), e um trabalho escrito(50%)

Conteúdo

I.Conjunturas. Da lectio à ratio. Antigos. Mutações do Humanismo. Reformas
protestantes. Reforma e Contra-Reforma católicas. A metamorfose do Barroco.
Revolução científica. II. Estruturas técnicas, espaços e comunicação.
Imprensa, livro, edição e leitores. Viajantes, alumbrados, místicos, bruxas,
jansenistas e libertinos. Artes. III. Temas, discursos, comunicação e
mentalidades. Estudos de caso em Portugal. O lúdico, o artificioso e a
metamorfose. O texto e a imagem. A redescoberta do oral e a retórica. As
obras de majestade de D.João V. As paisagens sonoras históricas. Academias
e académicos. Públicos do religioso.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: