História Cultural e das Mentalidades Contemporânea

Objetivos

a) Identificar os principais processos culturais que se desenvolveram na época contemporânea.
b) Conhecer as principais interpretações historiográficas dos temas estudados.
c) Conhecer a bibliografia fundamental do tema e ser capaz de trabalhar com documentos históricos da época.
d) Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita, integrando um vocabulário e as categorias específicas relativas à época contemporânea.

Caracterização geral

Código

711051119

Créditos

6.0

Professor responsável

Rita Ferreira Santos Luís

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

ANDERSON, Benedict, Comunidades Imaginadas - Reflexões Sobre a Origem e a Expansão do Nacionalismo, Lisboa, Edições 70, 2021.


BILLIG, Michael, Banal Nationalism, Londres, Sage, 1995.


BONNELL, Victoria, HUNT, Lynn, Beyond the cultural turn, Berkeley, LA, University of California Press, 1999.


BOURDIEU, Pierre, A Distinção: uma Crítica Social da Faculdade de Juízo. Lisboa, Edições 70, 2010.


BURKE, Peter, What is cultural history?, Cambridge, Polity Press, 2004.


EAGLETON, Terry, A Ideia de Cultura. Lisboa, Temas e Debates, 2003.


ELIAS, Norbert, O Processo Civilizacional, Lisboa, Dom Quixote, 2006 [1939].


GRAZIA, Victoria, Irresistible Empire. America’s advance through twentieth-century Europe, Belknap Press, 2006.


HALL, Stuart,  JEFFERSON, Tony (ed.), Rituales de Resistencia. Madrid: Traficantes de sueños, 2014.


HUNT, Lynn (ed.) The New Cultural History, Berkeley, LA, University of California Press, 1989.


SAID, Edward, Orientalismo, Lisboa, Cotovia, 2004.


SCOTT, Joan W., Gender and the Politics of History, New York, Columbia University Press, 2018.


RADWAY, Janice, Reading the Novel. Women, Patriarchy and Popular Literature, Chapel Hill/Londres, The University of North Carolina Press, 1991.


RANCIÈRE, Jacques, O espectador emancipado, Lisboa, Antígona, 2010.


VEBLEN, Thorstein,  The theory of the leisure class; an economic study of institutions, 1899, Disponível em: https://oll.libertyfund.org/title/veblen-the-theory-of-the-leisure-class-an-economic-study-of-institutions


WILLIAMS, Raymond, The Country and the City, Oxford, Oxford University Press, 1975.

Método de ensino

Aulas teóricas: Apresentação dos vários tópicos do programa. Aulas teórico-práticas: os alunos reflectirão e discutirão sobre textos seleccionados e material audiovisual.

Método de avaliação

Método de avaliação


1 teste presencial escrito (45%) no dia 15 de Novembro.


1 trabalho escrito a pares sobre um tema do programa (40%): Apresentações orais dia 10 de janeiro


Apresentação e participação activa nas discussões dos textos previstos no programa (15%)

Conteúdo

Primeira Parte: Problemas Gerais da Cultura Contemporânea


1. Estado da arte: da ideia de cultura aos novos objectos da História Cultural.


2. A cultura como identidade: a formação de comunidade.


2.1 Cultura popular, nacionalização da cultura e invenção da tradição.


2.2 Massificação da cultura, os estudos culturais e a questão da emancipação.


3. A cultura como identidade: a formação da diferença.


3.1 Lógicas de distinção social: consumo, costumes, gosto.


 


Segunda parte: Laboratório de Investigação em História Cultural


1. O Mundo que o português criou: o lusotropicalismo e a cultura portuguesa contemporânea.


2. Um quarto só seu: uma crítica feminista ao conceito esfera pública.


3. O escritório como fábrica: produção, consumo e diferenciação social.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: