Classes e Estruturas Sociais
Objetivos
1. Conhecimento e compreensão dos conceitos sociológicos fundamentais relativos à estruturação social das classes e da sua historicidade: trazidos pelos clássicos e contemporâneos;
2. Competência para utilização desses conceitos na análise e na problematização das estruturas e desigualdades do mundo moderno, e da sociedade portuguesa em particular, de modo conducente a possibilidades de investigação empírica futura;
3. Competência para utilização desses conceitos para produzir argumentação cientificamente consistente sobre as estruturas e desigualdades do mundo moderno;
4. Capacidade de reflexão sobre a relação entre os sentidos comum e científico das estruturas, das relações, dos objectos e das acções sociais, e sua aplicação à análise das sociedades contemporâneas;
5. Capacidade de exposição e comunicação significativa e rigorosa da teoria sociológica e dos resultados da análise e da problematização elaboradas.
Caracterização geral
Código
01100040
Créditos
6.0
Professor responsável
João Afonso de Bivar Sedas Nunes
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Bourdieu, P. (1979), La Distinction: critique sociale du jugement. Paris: Minuit.
Estanque, E. & MENDES, J.M. (1997). Classes e desigualdades sociais em Portugal: Um estudo comparativo. Porto: Afrontamento.
Giddens, A. (1975). A Estrutura de classes das sociedades avançadas. Rio de Janeiro: Zahar.
Hall, J. R. (ed) (1997). Reworking class. Ithaca: Cornell University Press.
Marshall, G., Switf, A. & Roberts, S. (2002). Against the odds. Social class and social justice in industrial societies. Oxford: Clarendon.
Marx, K. & Engels, F. (1976), A ideologia alemã, I. Lisboa: Presença.
Queirós, M.C. (2005). Classes, identidades e transformações sociais: Para ler as evoluções da estrutura social portuguesa. Porto: Campo das Letras.
Thompson, E.P. (1988). La formation de la classe ouvrière anglaise. Paris: Gallimard e Seuil.
Weber, M. (1984). Economía y sociedad. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica.
Wesolowski, W. (1977). Classes, estratos e poder. Amadora: Novo Curso.
Método de ensino
Aulas teóricas de exposição dos conteúdos, articulados com questões socialmente reconhecidas. A exposição dos conteúdos é alimentada por questões trabalhadas pela investigação nacional ou estrangeira sobre classes, estruturas e desigualdades sociais, buscando mais o questionamento que as verdades socialmente produzidas e motivando a audiência para um questionamento segundo os eixos problemáticos expostos.
Aulas práticas com apresentação e discussão de textos, cenários, gráficos e imagens, contribuem para o desenvolvimento do questionamento teórico e metodológico e das capacidades de reflexão e comunicação.
Método de avaliação
Método de avaliação - Uma apresentação temática oral em grupo, baseada na bibliografia(20%), um ensaio escrito individual a partir dos textos da bibliografia(40%), um teste escrito presencial sobre a totalidade da matéria teórica(40%)
Conteúdo
1 Da constituição da modernidade política à autonomização da questão e do questionamento das desigualdades sociais
2 Das revoluções políticas, sociais e económicas ao reconhecimento da autonomia das explicações sociais: da revolução francesa à revolução industrial
3 Introdução geral à problemática das desigualdade: da contribuição dos economistas à dos historiadores - século XVII ao século XIX
4 As formulações teóricas de Marx e Weber
5 Reformulações contemporâneas das teorias das classes
6 Justiça, classes e desigualdades sociais
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: