Sondagens e Estudos de Mercado
Objetivos
1. Compreender o enquadramento da função marketing research na organização
2. Compreender a importância das fontes de informação e da sua articulação
3. Estar apto a reconhecer a importância da pesquisa documental, sabendo seleccioná-la e analisá-la;
4. Conhecer as metodologias existentes e as respectivas aplicações práticas
5. Conhecer as potencialidades dos estudos de mercado numa óptica de marketing
6. Preparar um briefing para a realização de um estudo de mercado
7. Reconhecer a necessidade de planificação de um projecto e saber desenhá-lo em termos de pesquisa - Conduzir um processo de marketing research
8. Conhecer vários tipos de estudos de mercado existentes e saber adequá-los correctamente a solicitações da área do marketing;
9. Conhecer a funcionalidade dos Estudos de mercado e saber decidir sobre a importância relativa de cada estudo para a gestão do marketing.
Caracterização geral
Código
01100066
Créditos
6.0
Professor responsável
Luís Miguel da Silva de Almeida Chaves
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Aaker, D., Kumar, V. & Day, G.S. (1998). Marketing research. New York: John Wiley & Sons.
Kinnear, T. & Taylor, J. (1996). Marketing research: An applied approach. New York: McGraw-Hill
Sudman, S. & Blair, E (1998). Marketing research: A problem-solving approach. New York: McGraw-Hill
Método de ensino
As aulas teóricas apresentam o conhecimento e estruturam a compreensão dos contextos organizacionais, dos conceitos e das ferramentas, da lógica de planeamento e das normas éticas e deontológicas dos estudos de mercado.
As aulas práticas promovem as competências de aplicação através da realização de exercícios e do acompanhamento contínuo do trabalho de grupo.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
1 - Sistemas de Informação de Marketing e Estudos de Mercado
2 - Natureza e âmbito da pesquisa de marketing / estudo de mercado
2.1. Documental:
2.2. Quantitativa:
2.3. Qualitativa:
3 - Como planificar e implementar um estudo de mercado
3.1 - A fase do desenho do projeto
3.2 - A fase da implementação projeto
4. Tipos e funções de estudos de mercado - ÁREAS TEMÁTICAS
5. Tipos de estudos de mercado - METODOLOGIAS
6. Normas, ética e deontologia
7. Processo de decisão para a execução da pesquisa de mercado
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: