Formação da Sociedade Portuguesa Contemporânea
Objetivos
1. Conhecimento e compreensão dos processos históricos, económicos e sociais de construção de um conjunto de estruturas que caracterizam a sociedade portuguesa tal como ela se configura na actualidade.
2. Capacidade de problematizar e analisar estruturalmente a sociedade portuguesa contemporânea, a partir dos estudos e materiais empíricos disponíveis.
3. Capacidade de relacionar os problemas da sociedade portuguesa contemporânea com as dinâmicas económicas e sociais de longa duração.
4. Capacidade de relacionar as escalas macro e micro dos problemas.
5.Capacidade de exposição e comunicação significativa e rigorosa dos conhecimentos e resultados da análise e da problematização elaboradas.
Caracterização geral
Código
01100111
Créditos
6.0
Professor responsável
Susana Paiva Moreira Batista
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Ter concluído um mínimo de 48 créditos ECTS
Bibliografia
Barreto, A. (1997). A situação social em Portugal, 1960-1995. Lisboa: ICS (3ª ed.), pp. 57-58.
Godinho, V.M. (1975). Estrutura da antiga sociedade portuguesa. Lisboa: Arcádia (2ª ed.).
Justino, D. (1989). A formação do espaço económico nacional: Portugal, 1810-1913 (2 vol.). Lisboa: Vega.
Pinto, A.C. (ed.) (2005). Portugal contemporâneo. Lisboa: Dom Quixote.
Reis, Jaime (1993), O Atraso Português em Perspectiva Histórica, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda.
Santos, B.S. (ed.) (1993). Portugal: Um retrato singular. Porto, Afrontamento.
Viegas, J.M.L. & Costa, A.F. (1998). Portugal, que modernidade? Oeiras: Celta.
Viegas, J.M.L., Carreiras, H. & Malamud, A. (2009). Portugal in the European context. Lisboa: CIES, ISCTE e Celta Editora.
Método de ensino
Pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade problematizar e de pensar cientificamente os problemas estruturais da sociedade portuguesa através de cinco domínios privilegiados de análise. Cada um desses domínios será dissecado através de uma abordagem sociométrica (obj. 1) que lhes forneça os parâmetros susceptíveis de construir uma visão fundamentada, situada e comparada dos problemas estruturais (obj. 2, 3). O recurso à informação estatística será privilegiado para confrontar as ideias e teses que têm sustentado as diferentes visões do atraso e dos bloqueios ao desenvolvimento de Portugal (obj. 1, 3, 4).
Ensino presencial.
Método de avaliação
Método de avaliação - Avaliação contínua da participação dos alunos nas aulas práticas e debates(10%), Realização de quatro trabalhos de grupo nas aulas práticas (30%), Teste escrito presencial sobre a totalidade da matéria(60%)
Conteúdo
0. Apresentação, linhas orientadoras e problemas fundamentais.
1. População, povoamento e território
2. Economia, emprego e desenvolvimento
3. Estruturas sociais: grupos e dinâmicas
4. Estado, configurações políticas e modos de regulação social e política
5. Repensar a sociedade portuguesa. Modernidades imperfeitas ou confinadas e dualismos sociais e económicos.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: