Modernidade e Globalização
Objetivos
1. Conhecimento e compreensão das transformações nas estruturas sociais, nas mentalidades e estilos de vida desencadeados pela modernidade, bem como dos processos históricos, económicos e sociais que os originaram;
2. Conhecimento e compreensão da génese e do conceito de globalização, dos diferentes tipos de globalização e do seu impacto na contemporaneidade;
3. Conhecimento e compreensão do processo da globalização, na longa duração, e da relação indissociável da construção da modernidade com a gradual implementação da globalização;
4. Capacidade de problematizar e de analisar a génese, características e impactos da modernidade e da
globalização a partir dos estudos e materiais empíricos disponíveis;
5. Desenvolver competências avançadas no trabalho de leitura crítica de textos e de problematização face aos contextos sociais a analisar;
6. Capacidade de comunicar o conhecimento sobre estas matérias de modo significativo e rigoroso.
Caracterização geral
Código
01100122
Créditos
6.0
Professor responsável
Rahul Mahendra Kumar
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
A bibliografia encontra-se identificada na programação da unidade curricular para o ano lectivo 2022-23.
Método de ensino
Aulas teóricas (50%).
Aulas práticas (50%): análise e discussão pelos alunos de questões com relevância sociológica; apresentação e discussão de textos pelos alunos, de forma a criar mecanismos que possibilitem uma leitura crítica de textos.
Método de avaliação
1. Avaliação dos trabalhos efetuados nas aulas práticas: 50%.
Duas fichas de leitura da bibliografia da unidade curricular com apresentação das
ideias chave em sala de aula (25% X 2), sendo a parte escrita da avaliação cotada
em 70% e a apresentação oral em 30%. Na apresentação oral os estudantes deverão
discutir sinteticamente (5 min. máx.) um dos seguintes elementos do texto:
principais ideias/hipóteses, a ancoragem teórica, identificar os materiais empíricos
e as metodologias de análise utilizadas pelos autores e discutir a relevância do texto
tanto do ponto de vista da teoria social como do ponto de vista dos debates
políticos contemporâneos. Os estudantes deverão entregar, via Inforestudante, até
dois dias antes da apresentação a ficha de leitura (máximo de duas páginas) que
irão comentar. Sem a apresentação em sala de aula a ficha de leitura não contará
para avaliação. A apresentação do texto sem a entrega da ficha de leitura também
não será avaliada.
Teste de frequência: 50%
O teste de frequência é uma prova escrita presencial, individual e sem consulta,
com a duração de 1 hora e 30 minutos, a realizar na data indicada. A estrutura da
prova e textos de referência para a sua realização (quatro no máximo) serão
divulgados pelo docente duas semanas antes da data indicada para a prova.
Conteúdo
1. Modernidade: problemas fundamentais, contributos teóricos
2. A modernidade como projeto ocidental
2.1 Racionalidade e ocidentalização
2.2 Secularização, progresso e ciência como ideologia
3. Crítica da modernidade: Romantismo, nacionalismo e cosmopolitismo
4. Construção do estado moderno
4.1. Guerra e territorialização
4.2. Coerção e capital
4.3. Poder despótico e poder infraestrutural
5. O fim da modernidade ou uma outra modernidade?
6. Múltiplas modernidades: Modernidade versus ocidentalização
7. Globalização: contributos para uma definição. Uma ou várias globalizações?
8. Estados nacionais, empresas transnacionais e redes globais: Declínio do Estado-nação?
9. Valores, modelos de sociedade e de estilos de vida: Homogeneização, diferenciação e glocalização. A tese da Macdonalização e do capitalismo global.
10. Globalização e desigualdades sociais: Integração e exclusão na sociedade globalizada.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: