Sociologia Geral: Fundamentos

Objetivos

Pretende-se que os estudantes adquiram:
1) O gosto pela sociologia e as disposições necessárias à reflexão sociológica;
2) Capacidade de desmontagem crítica das pré-noções do "senso comum" que se apresentam como obstáculos ao conhecimento sociológico;
3) Conhecimento e compreensão dos pressupostos centrais da sociologia como ciência dos fenómenos sociais;
4) Conhecimento e compreensão de algumas das perspetivas centrais da teoria sociológica;
5) Conhecimento e compreensão de alguns conceitos base da sociologia;
6) Capacidade de articulação teórica entre os referidos conceitos;
7) Capacidade de aplicação dessas perspetivas e conceitos à análise de temas sociológicos relevantes e ao estudo de situações empíricas concretas;
8) Capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos no quadro da sociologia geral em sociologias especializadas.

Caracterização geral

Código

711081050

Créditos

6.0

Professor responsável

Luís Miguel da Silva de Almeida Chaves

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Berger, P. (1986). Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Rio de Janeiro: Vozes.
Berger, P., & Luckmann, T. (2004). A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Lisboa: Dinalivro.
Dahrendorf, R. (1969). Homo Sociologicus: ensaio sobre a história, o significado e a crítica da categoria de papel social. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.
Layder, D. (1994). Understanding Social Theory. Londres: SAGE.
Giddens, A. (2009). Sociologia. Lisboa: F.C. Gulbenkian.
Turner, J.H. (1994). Sociology: concepts and uses. Nova Iorque: McGraw-Hill.

Método de ensino

As metodologias de ensino incluem aulas teóricas (50%) e práticas (50%), atendimentos individuais e esclarecimento de dúvidas por e-mail e através do Inforestudante. As sessões teóricas visam a transmissão dos conteúdos programáticos, sendo abertas à participação crítica dos alunos. As aulas práticas dividem-se entre sessões de debate sobre temas alusivos à matéria (1.º e 2.º blocos) e a discussão de textos (3.º bloco). Qualquer dos blocos programáticos inclui textos de apoio.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - A avaliação é composta por um teste escrito presencial(50%), e por uma recensão crítica de um texto (50%)

Conteúdo

1 Um convite à Sociologia
1.1 O que é a Sociologia? Definição de Sociologia. Sociologia e ciências sociais. Sociologia geral e especializada
1.2 Porque se faz Sociologia e quais os seus usos
1.3 O fazer sociologia. A rutura com o “senso comum”. A importância da teoria e do método. Pressupostos transversais de uma ciência pluriparadigmática
2 O mundo social como realidade estruturada em permanente construção
2.1 Construção do mundo social a partir das práticas dos atores sociais
2.2 Institucionalização e desenvolvimento das instituições
2.3 Valores, normas, papéis sociais e sanções
2.4 Legitimação das instituições
2.5 Conservação e reprodução das instituições e da ordem institucional
2.6 Quadros e processos de socialização
3 Incursão por três perspetivas centrais e basilares da teoria sociológica: funcionalismo; perspetivas do conflito e interacionismo simbólico
3.1 Apresentação, confronto e articulação das perspetivas
3.2 As diferentes perspetivas na análise de temas sociológicos

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: