Problemas de Investigação Sociológica

Objetivos

1. Compreensão integrada da aplicação dos conceitos, teorias e metodologias de investigação sociológica, aprendidas em outras cadeiras, à concepção e operacionalização de problemas sociológicos
2. Capacidade de formular problemas sociologicamente significativos sobre temas e situações e concretas
3. Capacidade de operacionalizar objectos de investigação sociológica
4. Capacidade de conceber projectos elementares de investigação sociológica empírica
5. Capacidade de reflectir crítica e sustentadamente sobre um problema sociológico a partir da sua dimensão conceptual e metodológica
6. Capacidade de comunicar de modo rigoroso e significativo a construção teórica e metodológica da investigação.

Caracterização geral

Código

711081062

Créditos

6.0

Professor responsável

Sara Dalila Aguiar Cerejo Leão

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Ter concluído um mínimo de 48 créditos ECTS

Bibliografia

Berger, Peter & Luckmann, Thomas (1999). A Construção Social da Realidade. Dinalivro.
Boudon, Raymond (1992). Action. In R. Boudon (Ed.), Traité de Sociologie (pp. 21-55). PUF.
Bryman, Alan & Burgess, Robert (Eds.) (1994). Analyzing Qualitative Data. Routledge.
Corcuff, Philippe (1995). As novas sociologias. VRAL.
Durkheim, Émile (1980). As regras do método sociológico. Presença.
Elias, Norbert (2004). A Sociedade dos Indivíduos. Publicações Dom Quixote.
Giddens, Anthony (1993). New Rules of Sociological Method. Stanford University Press
Lisboa, Manuel (2016). As metodologias de investigação no estudo das desigualdades sociais: conhecimento científico, políticas públicas e cidadania. In M. Lisboa (Coord.), Metodologias de investigação sociológica: problemas e soluções a partir de estudos empíricos (pp. 43-62). Húmus.
Quivy, Raymond & Campenhoudt, LucVan (2005). Manual de investigação em ciências sociais. Gradiva.

Método de ensino

Aulas de exposição de conteúdos de natureza teórica, pelos docentes; Aulas práticas, de apresentação e discussão em aula, por parte dos(as) alunos(as), de textos fornecidos pelo docente. Em cada aula, serão discutidos blocos de textos temáticos, devendo os inscritos nesse grupo dividir-se de forma a metade fazer a apresentação e a outra metade a contra-argumentação crítica.

 

Método de avaliação

Métodos de avaliação - Apresentação/contra-argumentação individual dos textos(30%), Resumos individuais dos restantes blocos de textos fornecidos pelo docente(10%), Trabalho individual sobre um tema relativo à disciplina, previamente acordado com o docente, a ser apresentado por escrito (máximo 10 páginas)(60%)

Conteúdo

1. Problemas sociais e problemáticas sociológicas. Identificação do problema e construção da problemática
2. Parâmetros da teorização: macro e micro
3. O objecto da Sociologia e as outras ciências sociais
4. Velhos e falsos problemas: quantitativo versus qualitativo, objectividade e subjectividade, empirismo e teoricismo.
5. Acção individual e dinâmicas colectivas
6. Sistemas de valores e instituições. Normatividade, conformidade e desvio

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: