Sociologia das Migrações

Objetivos

Introdução à problematização das questões relacionadas com as migrações internacionais contemporâneas, a partir de uma perspetiva sociológica, que concilia a vertente teórica, metodológica e empírica. Os objetivos de aprendizagem são adquirir:
1. Conhecimento sobre as questões relacionadas com as migrações internacionais no contexto da globalização e capacidade de as problematizar, em geral e para a sociedade portuguesa, em particular
2. Conhecimento introdutório sobre os principais conceitos e teorias no domínio da sociologia das migrações
3. Competências de operacionalização de conceitos e teorias da sociologia das migrações
4. Capacidade de identificar, utilizar e interpretar dados e indicadores sobre a mobilidade global de pessoas e a integração de migrantes
5. Capacidade de intervir de modo crítico e informado em matérias relacionadas com os fenómenos migratórios e na monitorização de políticas migratórias
6. Capacidade de desconstruir perceções acerca das migrações e comunicar de modo rigoroso os conhecimentos adquiridos no âmbito da disciplina.

Caracterização geral

Código

711081066

Créditos

6.0

Professor responsável

Catarina Andreia dos Reis de Oliveira

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Gold, S. J. & Nawyn, S. J. (eds.) (2019). Routledge International Handbook of Migration Studies. 2nd edition. New York: Routledge International Handbooks.
Haas, H., Castles, S. & Miller, M. (2020). The age of migration: International population movements in the modern world. 6th edition. London: Macmillan International & Red Globe Press.
Oliveira, C. R. (2021). Indicadores de Integração de Imigrantes. Relatório estatístico anual. Coleção Imigração em Números do Observatório das Migrações. Lisboa: ACM.
Pires, R. P. (coord.) (2010). Portugal: Atlas das Migrações Internacionais. Lisboa: Tinta-da-china
Penninx, R., Berger, M. e Kraal, K. (eds) (2006), The dynamics of International Migration and Settlement in Europe. A State of the Art, IMISCOE, Amsterdam University Press

Método de ensino

Ensino presencial. As aulas dividem-se em sessões de exposição teórica e sessões práticas. Nas sessões teóricas serão expostos os principais conceitos e teorias no domínio da sociologia das migrações, considerando-se a sua operacionalização analítica em diferentes domínios e abordagens temáticas do estudo das migrações internacionais, sendo aprofundadas as migrações em Portugal. Serão indicadas previamente as referências bibliográficas complementares para cada aula, sendo o estudo individual da bibliografia orientado e apoiado pela frequência das aulas teóricas. As sessões práticas promovem competências de operacionalização analítica e de utilização de indicadores estatísticos sobre as migrações internacionais, trabalhando a compreensão, discussão e expressão oral e escrita. Algumas aulas práticas servem para o acompanhamento dos trabalhos, que serão realizados em grupo (fora do contexto de sala de aula), e para a apresentação e discussão pelos alunos dos seus trabalhos de recolha bibliográfica e problematização.

 

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - A avaliação da participação do aluno nas aulas será contínua, sendo tida em consideração a relevância das intervenções e o contributo para a qualidade da discussão em aula (10%), o trabalho de grupo sobre um tema relevante para investigação (distribuindo-se 15% para a recolha bibliográfica, problematização e discussão teórica, 10% para a apresentação pública e discussão do trabalho, e 15% para o trabalho completo final com a consulta de dados e indicadores disponíveis sobre o tema do trabalho, sua interpretação e identificação de algumas tendências)(40%), teste escrito presencial (50%)

Conteúdo

A. MIGRAÇÕES: CONCEITOS E TEORIAS DE BASE
1. A questão migratória: conceitos de base e categorias das migrações
2. As teorias das migrações
B. MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS: HISTÓRIA, TENDÊNCIAS, DIMENSÃO E IMPACTOS
3. História e padrões das migrações internacionais
4. Migrações internacionais de e para Portugal: emigração portuguesa e imigração em Portugal
5. Perceções e impactos das migrações internacionais
C. POLÍTICAS MIGRATÓRIAS CONTEMPORÂNEAS
6. Regulação e controle das migrações
7. Modos de incorporação e políticas de integração
8. Políticas de cidadania: acesso e obtenção da nacionalidade
D. MIGRAÇÕES: QUESTÕES METODOLÓGICAS
9. Metodologias e técnicas de pesquisa adequadas ao estudo dos fenómenos migratórios
10. Monitorização das migrações e indicadores de Integração de Imigrantes
E. ABORDAGENS TEMÁTICAS
11. Migrações e Demografia
12. Modos de incorporação económica dos imigrantes
13. Imigração e Inclusão Social: risco de pobreza e contribuições para as contas públicas
14. Desigualdades interseccionais nas migrações: questões de género e discriminação racial e étnica
15. As questões de saúde emergentes dos movimentos migratórios
16. Migrações, direitos políticos e participação

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: