Gestão dos Recursos Humanos

Objetivos

1. Conhecimento e compreensão do papel e da função da gestão dos recursos humanos (GRH) nas Organizações e a sua evolução ao longo do tempo até ao século XXI, a par das principais mudanças económicas / políticas e sociais;
2. Comprender os conceitos de motivação, de compromisso e de envolvimento e o seu impacto no comportamento humano e organizacional;
3. Compreender o papel dos modelos de competências e da gestão por competências na gestão dos vários subsistemas de GRH;
4. Conhecimento dos diferentes subsistemas de GRH e das respetivas formas e abordagens de operacionalização;
5. Conhecimento e compreensão do papel da GRH na Cultura Organizacional e na explicação do comportamento organizacional.

Caracterização geral

Código

711081072

Créditos

6.0

Professor responsável

Susana Isabel Carreira de Carvalho e Silva

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Armstrong's, M. Handbook of Human Resource Management Practice, Kogan Page, 2009.
FERREIRA, J.M.C.; Neves, J. & Caetano, A. (2011). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: Escolar Editora
Cunha, Pina Miguel e outros, Manual de Gestão de Pessoas e de Capital Humano, 2ª ed. 2012. Ed. Sílabo
Ulrich, Dave, The HR Value Proposition, Harvard Business School Press, cap. 1 e 2, 2005.

Método de ensino

As aulas estão organizadas em torno de casos de leitura obrigatória, distribuidos ao longo do semestre, previamente lidos, servindo para a discussão e feedback em torno de perguntas estruturadas. Cada caso é analisado, em grupo, à luz de uma ou mais componentes teóricas do programa, estudadas previamente. Estas matérias teóricas são trabalhadas na sala de aula e discutidas, sendo transpostas para a experiência e realidade quotidiana das organizações. Os alunos são incentivados a interagir entre si e com o professor, permanentemente.
Os alunos apresentam oralmente os seus trabalhos e recebem feedback. Os casos têm como objectivo a integração dos conceitos, a aplicação a situações reais e a discussão e tomada de decisão em grupo.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - A avaliação da cadeira resulta de um teste escrito no final do semestre e da avaliação nos casos práticos. (100%)

Conteúdo

I.A função e papéis de gestão de recursos humanos nas organizações; valor criado e impacto no desenvolvimento organizacional
II. Motivação, compromisso e envolvimento - como estes conceitos explicam o comportamento humano e organizacional e como os promover nas organizações
III.A gestão por competências no epicentro da GRH - operacionalizar a estratégia de RH no modelo de competências
IV.A Gestão integrada de capital humano a partir dos vários sub-sistemas de RH e do ciclo de experiência do colaborador - Atração e R&S, Integração, Desenvolvimento, Gestão de Talento e Sucessão
V.O papel da GRH na Cultura Organizacional e Comportamento Organizacional

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: