Mestrado em Museologia

Objetivos educativos

O curso pretende: 1) Fornecer uma sólida formação em conhecimentos e competências específicas da Museologia, designadamente: documentação, inventariação, exposição, gestão, educação e comunicação, articulando a investigação com a dimensão técnica e profissional; 2) Fornecer uma sólida formação de conhecimento e capacidades de reflexão no domínio da História e Teoria dos Museus, com enfoque para o colecionismo e a diversidade das tipologias museais e para pensar o papel nos museus nas dinâmicas da cultura contemporânea, capacitando para a realização de trabalho original de investigação e de aplicação profissional; 3) Dotar os alunos de competências técnicas e práticas contextualizadas através de visitas de estudo e realização de trabalhos práticos; 4) Dotar os alunos de conhecimentos e competências académicas adequadas ao desempenho de funções de conservador de museus ou ao desempenho de funções em empresas culturais nos domínios da museologia, do património e do turismo cultural.

Caracterização geral

Código DGES

9318

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso, consulte-se as normas regulamentares dos cursos de doutoramento da NOVA FCSH

Coordenador

Alexandra Curvelo da Silva Campos

Data de abertura

2022-09-19

Número de vagas

20

Propinas

1300 Euros/ano ou 2700 Euros/ano (para estudantes estrangeiros)

Horários

Presencial Pós-Laboral

Idioma de ensino

Língua Portuguesa

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos/4 semestres
Créditos totais: 120 créditos (60 em unidades curriculares + 60 na componente não letiva)
Modalidades de componente não letiva: Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.
O aluno realiza 50 créditos no conjunto das unidades letivas oferecidas. O aluno realiza ainda 10 créditos em regime de opção livre (em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH/NOVA, da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo).No 3º semestre o aluno realiza obrigatoriamente um seminário de acompanhamento da componente não letiva (5 ECTS).
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.



Competências:

1) Fornecer uma sólida formação em conhecimentos e competências específicas da Museologia, designadamente: documentação, inventariação, exposição, gestão, educação e comunicação, articulando a investigação com a dimensão técnica e profissional;
2) Fornecer uma sólida formação de conhecimento e capacidades de reflexão no domínio da História e Teoria dos Museus, com enfoque para o colecionismo e a diversidade das tipologias museais e para pensar o papel nos museus nas dinâmicas da cultura contemporânea, capacitando para a realização de trabalho original de investigação e de aplicação profissional;
3) Dotar os alunos de competências técnicas e práticas contextualizadas através de visitas de estudo e realização de trabalhos práticos;
4) Dotar os alunos de conhecimentos e competências académicas adequadas ao desempenho de funções de conservador de museus ou ao desempenho de funções em empresas culturais nos domínios da museologia, do património e do turismo cultural.

Condições de acesso

As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos refletem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: -ser titular do grau de licenciado ou equivalente legal; -ser titular de um grau académico superior estrangeiro reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH; -ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH. Os candidatos são selecionados e seriados tendo em conta os critérios definidos anualmente no edital de candidatura.

Regras de avaliação

Ao diploma de pós-graduação é atribuída uma classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do diploma de pós-graduação é a média, por crédito, das classificações obtidas nas unidades curriculares em que o aluno realizou os 60 créditos da componente curricular do mestrado. Ao grau de mestre é atribuída a classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do grau de mestre será a média da classificação final da componente curricular do curso, com o peso de 40%, e da classificação atribuída à dissertação, ou ao trabalho de projeto ou ao estágio com relatório, com o peso de 60%.

Estrutura

(a) Os alunos fazem 20 créditos no conjunto das unidades curriculares oferecidas
Código Nome ECTS
Opções
722051316 Arquitetura de Museus e Museografia 10.0
722051317 Mediação e Educação em Museus 10.0
Número de ECTS obrigatório: 20
Obrigatórias
Código Nome ECTS
722051321 Dissertação em Museologia 55.0
722051323 Estágio com Relatório em Museologia 55.0
722051314 Gestão e Direito de Património 10.0
722051312 História dos Museus e da Museologia 10.0
722051313 Planificação e Programação Museológica 10.0
722051315 Seminário de acompanhamento (Museologia) 5.0
722170175 Trabalho de Projeto em Museologia 55.0
Regra que permite inscrição em um máximo de 10 ECTS que podem ser obtidos em unidades curriculares de nível pós -graduado da FCSH, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo. NOTA: Todas as inscrições em unidades curriculares de cursos livres ou de escola de verão serão rejeitadas.