Empreendedorismo Cultural

Objetivos

Estudar e refletir crítica e comparativamente sobre algumas especificidades do empreendedorismo na Cultura:

  1. Analisar projetos de empreendedorismo;
  2. Avaliar as potencialidades do empreendedorismo em áreas da informação;
  3. Diagnosticar e conceber projetos de empreendedorismo exequíveis.

Caracterização geral

Código

02104692

Créditos

10.0

Professor responsável

Carlos Manuel dos Santos Vargas

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

European Commission, (2013). Entrepreneurship 2020 Action Plan, COM(2012) 795 final, 9 Jan 2013.
Hagoort; Thomassen; Kooyman (ed), (2012). Pioneering minds worldwide. On the entrepreneurial. Principles of the Cultural and Creative Industries. Delft: Eburon Academic Press.
Kuhlke; Schramme; Kooyman (ed) (2015). Creating cultural capital. Cultural Entrepreneurship in Theory, Pedagogy and Practice. Eburon Academic Press.
Rae; Gee; Moon, (2009). Creating an entreprise culture in a University: the role of an entrepreneurial learning team, Industry and Highe Education, vol.23, p.183-197.
Sorin & Sessions, (2015). Case Studies in Cultural Entrepreneurship: How to Create Relevant and Sustainable Institutions: Rowman & Littlefield Publishers.
Throsby,D. (2010). Culture of innovation. London: NESTA.
Wiklund, Davidsson, Audretsch & Karlsson, (2011). The Future of Entrepreneurship Research. Entrepreneurship Theory and Practice, 35(1), 1-9. World Economic Forum Switzerland, (2009).

Método de ensino

O seminário será desenvolvido por meio de aulas presenciais e por trabalho autónomo dos alunos. As aulas presenciais terão um carácter teórico-prático, sendo constituídas por momentos de exposição teórica dos temas, exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos. Os alunos devem ler o material que é sugerido antes de cada aula. O trabalho autónomo dos alunos deve complementar e aprofundar os conhecimentos transmitidos em sala, promovendo uma aprendizagem autónoma por parte dos alunos.

Método de avaliação

Método de Avaliação - Assiduidade e Participação(10%), Comentário de textos (individual)(30%), Trabalho de grupo (apresentação escrita)(45%), Trabalho de grupo (apresentação oral)(15%)

Conteúdo

I. Empreendedorismo. Enquadramentos
1. Um conceito?
2. Uma técnica económica?
3. Uma atitude empresarial?
4. Uma perspetiva de emprego?
5. Uma releitura do económico?
II. Empreendedorismo e cultura
6. As Ciências Sociais e Humanas e o empreendedorismo.
7. As Ciências da Informação e Documentação e o empreendedorismo.
8. Os Arquivos, Bibliotecas, Museus, Centros Culturais e as Artes.
9. O empreendedorismo na Cultura.
III. Constituintes do empreendedorismo
10. O capital cultural.
11. As novas indústrias da Cultura.
12. Diagnosticar, comunicar, projetar, avaliar.
13. A Cultura como agente sócio-económico.
14. Oportunidades e desafios.
IV. Educar para o empreendedorismo
15. É possível ensinar empreendedorismo?
16. Saberes universitários e empreendedorismo.
17. As boas práticas do empreendedorismo.
V. Júnior empresas
18. Um exemplo de empreendedorismo.
19. Uma visão ativa de estágios e formação para a vida.
20. O dinamismo do triângulo Universidade, Alumni, Entidade/Empresa.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: