Fundamentos Ciência da Informação

Objetivos

Fornecer os fundamentos da Ciência da Informação (CI) que permitam ao aluno/a adquirir conhecimentos base e desenvolver competências que lhe permitam posteriormente adquirir um entendimento mais aprofundado dos temas. No final desta UC deverá:

  • Compreender os principais conceitos e teorias da CI;
  • Identificar e refletir sobre as principais questões que se colocam nos processos de criação, tratamento e uso da informação;
  • Conhecer os principais instrumentos de organização do conhecimento.

Caracterização geral

Código

02104737

Créditos

10.0

Professor responsável

Maria Leonor Borralho Gaspar Pinto

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia


  • Araújo, C. A. A. (2018).  O que é ciência da informação. Belo Horizonte: KMA, 2018. ISBN: 978-85-92728-06-9


  • Booth, A.; Brice, A. (Eds.) (2004). EvidenceBased Practice for Information Professionals: A Handbook. London: Facet.




  •  Capurro, R. (2003). Epistemologia e ciência da informação. In ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5, 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG. Disponível em: http://www.capurro.de/enancib_p.htm



  • Capurro, R.; Hjorland, B. (2003). The Concept of Information. In Cronin, B. -  Annual Review of Information Science and Technology. Vol. 37 (2003), Chapter 8, pp. 343-411. 


  • Carlsson, U. & S.H. Culver (eds.) (2013). Media and Information Literacy and Intercultural Dialogue. (pp.175189). Göteborg: The International Clearinghouse on Children, Youth and Media




  • Case, D. O. (2007). Looking for information: a survey of research on information seeking needs and behaviour. Boston: Academic Press.




  • Glossary of Library & Information Science (2020). Librarianship Studies & Information Technology. [Consult. 21 set. 2020].  Disponível em:  https://librarianshipstudies.com/2015/04/glossary-of-library-information-science.html




  • Kulthau, C.C. (2004). Seeking meaning: a process approach to library and information services. Westport: Libraries Unlimited.




  • Smiraglia, R.P. (2001). The nature of work: implications for the organization of knowledge. Lanham, Md; London: Scarecrow Press.




  • Svenonius, E. (2000). The intellectual foundation of information organization. Cambridge (Massachusetts): The MIT Press.




  • Taylor, A.G.; Joudrey, D.N. (2008). The Organization of Information. 3rd ed. Libraries Unlimited.



Método de ensino

 O seminário será desenvolvido por meio de aulas híbridas e à distância, complementadas por trabalho autónomo dos alunos e das alunas.



  • As aulas terão um carácter teórico-prático, sendo constituídas por momentos de exposição teórica dos temas, exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos/as alunos/as. As/Os alunas/os devem ler o material que é sugerido antes de cada aula.



  • O trabalho autónomo dos/as alunos/as deve complementar e aprofundar os conhecimentos transmitidos em sala, promovendo uma aprendizagem autónoma por parte destes/as.


Podem ainda ser realizados exercícios de simulação em aula ou em contexto organizacional.

Método de avaliação

 A AVALIAÇÃO será feita com base na seguinte ponderação:


1. Análise, apresentação e dinamização da discussão de um texto (individual) – 30%



  • Entrega e apresentação : 11 de outubro ou 25 de outubro ou  17 de novembro



2. Elaboração de uma bibliografia (ativa) sobre um/a investigador/a da temática selecionada - 15%



  • Entrega: 29 de novembro



3. Elaboração de uma síntese temática sobre uma (sub)área da CI (individual) - 45%



  • Apresentação e entrega da síntese:  13 de dezembro



4. Participação – 10%

Conteúdo

1. Ciência da Informação



  • Conceitos basilares. Epistemologia, principais teorias e marcos históricos.

  • Natureza interdisciplinar da Ciência da Informação. Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento.



2. Organização e representação da informação e do conhecimento: fundamentos teóricos


  • Instrumentos de representação do conteúdo: esquemas e sistemas de classificação; ontologias; taxonomias; tesauros; controlo de vocabulário.

  • Instrumentos de representação do recurso: normas bibliográficas (ISBD; RDA); normas de comunicação de dados (Formatos MARC; Dublin Core; Bibframe)



3. Produção, disseminação e uso da informação



  • Comportamento informacional. Competências e Literacia da informação. Literacia dos dados.

  • Produção e comunicação científica. Estudos (biblio)métricos



4. Estudos inter e transdiciplinares da informação


  • Memória, património e documento. Humanidades Digitais. Avaliação do Desempenho. Ética.


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: