Fundamentos Ciência da Informação
Objetivos
Fornecer os fundamentos da Ciência da Informação (CI) que permitam ao aluno/a adquirir conhecimentos base e desenvolver competências que lhe permitam posteriormente adquirir um entendimento mais aprofundado dos temas. No final desta UC deverá:
- Compreender os principais conceitos e teorias da CI;
- Identificar e refletir sobre as principais questões que se colocam nos processos de criação, tratamento e uso da informação;
- Conhecer os principais instrumentos de organização do conhecimento.
Caracterização geral
Código
02104737
Créditos
10.0
Professor responsável
Maria Leonor Borralho Gaspar Pinto
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
- Araújo, C. A. A. (2018). O que é ciência da informação. Belo Horizonte: KMA, 2018. ISBN: 978-85-92728-06-9
-
Booth, A.; Brice, A. (Eds.) (2004). EvidenceBased Practice for Information Professionals: A Handbook. London: Facet.
-
Capurro, R. (2003). Epistemologia e ciência da informação. In ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5, 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG. Disponível em: http://www.capurro.de/enancib_p.htm
- Capurro, R.; Hjorland, B. (2003). The Concept of Information. In Cronin, B. - Annual Review of Information Science and Technology. Vol. 37 (2003), Chapter 8, pp. 343-411.
-
Carlsson, U. & S.H. Culver (eds.) (2013). Media and Information Literacy and Intercultural Dialogue. (pp.175189). Göteborg: The International Clearinghouse on Children, Youth and Media
-
Case, D. O. (2007). Looking for information: a survey of research on information seeking needs and behaviour. Boston: Academic Press.
-
Glossary of Library & Information Science (2020). Librarianship Studies & Information Technology. [Consult. 21 set. 2020]. Disponível em: https://librarianshipstudies.com/2015/04/glossary-of-library-information-science.html
-
Kulthau, C.C. (2004). Seeking meaning: a process approach to library and information services. Westport: Libraries Unlimited.
-
Smiraglia, R.P. (2001). The nature of work: implications for the organization of knowledge. Lanham, Md; London: Scarecrow Press.
-
Svenonius, E. (2000). The intellectual foundation of information organization. Cambridge (Massachusetts): The MIT Press.
-
Taylor, A.G.; Joudrey, D.N. (2008). The Organization of Information. 3rd ed. Libraries Unlimited.
Método de ensino
- As aulas terão um carácter teórico-prático, sendo constituídas por momentos de exposição teórica dos temas, exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos/as alunos/as. As/Os alunas/os devem ler o material que é sugerido antes de cada aula.
- O trabalho autónomo dos/as alunos/as deve complementar e aprofundar os conhecimentos transmitidos em sala, promovendo uma aprendizagem autónoma por parte destes/as.
Podem ainda ser realizados exercícios de simulação em aula ou em contexto organizacional.
Método de avaliação
- Entrega e apresentação : 11 de outubro ou 25 de outubro ou 17 de novembro
- Entrega: 29 de novembro
- Apresentação e entrega da síntese: 13 de dezembro
Conteúdo
- Conceitos basilares. Epistemologia, principais teorias e marcos históricos.
- Natureza interdisciplinar da Ciência da Informação. Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento.
- Instrumentos de representação do conteúdo: esquemas e sistemas de classificação; ontologias; taxonomias; tesauros; controlo de vocabulário.
- Instrumentos de representação do recurso: normas bibliográficas (ISBD; RDA); normas de comunicação de dados (Formatos MARC; Dublin Core; Bibframe)
- Comportamento informacional. Competências e Literacia da informação. Literacia dos dados.
- Produção e comunicação científica. Estudos (biblio)métricos
- Memória, património e documento. Humanidades Digitais. Avaliação do Desempenho. Ética.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: