Gestão e Comportamento Organizacional

Objetivos

A unidade curricular tem como objetivo geral introduzir os estudantes nas problemáticas da gestão das organizações e da análise do comportamento organizacional.
O estudante deverá ser capaz de:

  1. Identificar os conceitos, critérios, dimensões-chave e técnicas de gestão e comportamento organizacional;
  2. Entender os papéis principais nos dias de hoje dos sistemas de informação de gestão numa organização;
  3. Entender os princípios básicos de arquitetura empresarial segundo os principais pontos de vista arquiteturais: estrutura organizacional, tecnologia, serviços e aplicações, processos e informação;
  4. Entender e ser capaz de aplicar as técnicas fundamentais para a execução de uma análise organizacional.

Caracterização geral

Código

722051369

Créditos

10.0

Professor responsável

Paula Alexandra Ochôa de Carvalho Telo

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

ADKINS, L.; LURY, C. (2012). Measure and value. Hoboken: Wiley-Blackwell.
BELTRAMELLO, A.; HAIE-FAYLE, L. & PILAT, D. (2013). Why New Business Models Matter for Green Growth. Paris: OECD Publishing.
Cunha, M. P. et al. (2006). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. 6ª Edição Revista e Aumentada. Lisboa: RH editora.
Davis, C.H. & Shaw, D. (2011). Introduction to information science and technology. Medford: Information Today.
Laudon, K. & Laudon, J. (2013). Management Information Systems: Managing the Digital Firm. 13th ed. New Jersey: Prentice Hall. ISBN: 9780273789970.

Método de ensino

 O seminário será desenvolvido por meio de aulas híbridas e à distância, complementadas por trabalho autónomo dos/as alunos/as.



  • As aulas híbridas e à distância terão um carácter teórico-prático, sendo constituídas por momentos de exposição teórica dos temas, conceitos, exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelas/os alunas/os.



  • O trabalho autónomo dos/as alunos/as deve complementar e aprofundar os conhecimentos transmitidos em sala, promovendo a sua aprendizagem autónoma.


Método de avaliação

 


 A AVALIAÇÃO será feita com base na seguinte ponderação:



  • Apresentação e discussão de um texto (individual) – 35%



- Entrega da ficha: 10 de outubro




  • Dinamização de um debate (individual) com base num tema emergente escolhido pelo/a aluno/a - 25%



- Os/As alunos/as devem escolher o dia 7 de novembro ou o dia 12 de dezembro para a dinamização do debate



  • Elaboração de uma síntese sobre o tema emergente (individual) - 40%


    • 5 a 10 pág., fonte “Calibri”, tamanho 11

    • Entrega da síntese: 12 de dezembro.



Conteúdo

1. SUSTENTABILIDADE E A AGENDA 2030


2. RESPONSABILIDADE SOCIAL E RESILIÊNCIA. “BUILDING BACK BETTER”.


3. TEORIA DE SISTEMAS E PENSAMENTO HOLÍSTICO. TEORIAS ORGANIZACIONAIS.
   3.1 Meio envolvente. Organizações como sistemas abertos.
   3.2 Globalização: oportunidades e ameaças.
   3.3 Motivação. Liderança. Visão, missão e valores.
   3.4 Cultura organizacional. Gestão da mudança.


4. FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
   4.1 Planeamento. Ciclo PDCA. Eficiência e eficácia. Qualidade.
   4.2 Igualdade de Género. Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal.
   4.3 Alinhamento e conformidade numa organização; o Regulamento Geral de Proteção de Dados Pessoais.


5. TEMAS EMERGENTES

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: