Gestão e Comportamento Organizacional
Objetivos
A unidade curricular tem como objetivo geral introduzir os estudantes nas problemáticas da gestão das organizações e da análise do comportamento organizacional.
O estudante deverá ser capaz de:
- Identificar os conceitos, critérios, dimensões-chave e técnicas de gestão e comportamento organizacional;
- Entender os papéis principais nos dias de hoje dos sistemas de informação de gestão numa organização;
- Entender os princípios básicos de arquitetura empresarial segundo os principais pontos de vista arquiteturais: estrutura organizacional, tecnologia, serviços e aplicações, processos e informação;
- Entender e ser capaz de aplicar as técnicas fundamentais para a execução de uma análise organizacional.
Caracterização geral
Código
722051369
Créditos
10.0
Professor responsável
Paula Alexandra Ochôa de Carvalho Telo
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
ADKINS, L.; LURY, C. (2012). Measure and value. Hoboken: Wiley-Blackwell.
BELTRAMELLO, A.; HAIE-FAYLE, L. & PILAT, D. (2013). Why New Business Models Matter for Green Growth. Paris: OECD Publishing.
Cunha, M. P. et al. (2006). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. 6ª Edição Revista e Aumentada. Lisboa: RH editora.
Davis, C.H. & Shaw, D. (2011). Introduction to information science and technology. Medford: Information Today.
Laudon, K. & Laudon, J. (2013). Management Information Systems: Managing the Digital Firm. 13th ed. New Jersey: Prentice Hall. ISBN: 9780273789970.
Método de ensino
- As aulas híbridas e à distância terão um carácter teórico-prático, sendo constituídas por momentos de exposição teórica dos temas, conceitos, exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelas/os alunas/os.
- O trabalho autónomo dos/as alunos/as deve complementar e aprofundar os conhecimentos transmitidos em sala, promovendo a sua aprendizagem autónoma.
Método de avaliação
- Apresentação e discussão de um texto (individual) – 35%
- Dinamização de um debate (individual) com base num tema emergente escolhido pelo/a aluno/a - 25%
- Elaboração de uma síntese sobre o tema emergente (individual) - 40%
- 5 a 10 pág., fonte “Calibri”, tamanho 11
- Entrega da síntese: 12 de dezembro.
Conteúdo
1. SUSTENTABILIDADE E A AGENDA 2030
2. RESPONSABILIDADE SOCIAL E RESILIÊNCIA. “BUILDING BACK BETTER”.
3. TEORIA DE SISTEMAS E PENSAMENTO HOLÍSTICO. TEORIAS ORGANIZACIONAIS.
3.1 Meio envolvente. Organizações como sistemas abertos.
3.2 Globalização: oportunidades e ameaças.
3.3 Motivação. Liderança. Visão, missão e valores.
3.4 Cultura organizacional. Gestão da mudança.
4. FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
4.1 Planeamento. Ciclo PDCA. Eficiência e eficácia. Qualidade.
4.2 Igualdade de Género. Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal.
4.3 Alinhamento e conformidade numa organização; o Regulamento Geral de Proteção de Dados Pessoais.
5. TEMAS EMERGENTES
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: