Ética da Informação e Responsabilidade Social
Objetivos
Compreender os principais conceitos e teorias sobre a Sociedade da Informação:
- Analisar criticamente os impactos da Sociedade da Informação e os consequentes desafios éticos colocados aos profissionais da informação;
- Identificar as principais questões legais e éticas que se colocam nos processos de criação, tratamento e uso da informação;
- Conhecer as principais teorias éticas e desenvolver a capacidade de refletir as questões morais de forma racional e fundamentada;
- Aplicar princípios éticos e legais nas práticas quotidianas dos profissionais da informação;
- Evidenciar a responsabilidade social dos profissionais da informação na sociedade contemporânea;
- Criar serviços de informação ética e socialmente comprometidos;
- Promover o desenvolvimento de cidadãos ativos e comunidades participativas nos diferentes serviços de informação.
Caracterização geral
Código
722051375
Créditos
10.0
Professor responsável
Paula Alexandra Ochôa de Carvalho Telo
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
COOK, Michael (2006) - Professional ethics and practice in archives and records management in a human rights context. Journal of the Society of Archivists. [Em linha]. 27 (1), p. 1-15.
FEATHER, J. (2008) - The information society: A study of continuity and change. London: Facet.
Floridi, L. (2016). Mature information societies—a matter of expectations. Philosophy & Technology, 29(1), 1–4. https://doi.org/10.1007/s13347-016-0214-6.
FROELICH, T. J. (2004) - A Brief History of Information Ethics. Textos Universitaris de Biblioteconomia iDocumentació (BiD) [Em linha]. Nº 13.
HIMMA, Kenneth; TAVANI, Herman T. (2008) - The Handbook of Information and Computer Ethics. New Jersey: Wiley.
ISO/TMB Working Group on Social Responsibility (2010) - ISO 26000: Guidance on social responsibility.
Método de ensino
O seminário será desenvolvido por meio de aulas presenciais, tutorias e trabalho autónomo dos alunos.
As aulas presenciais terão um carácter teórico-prático, constituído por um primeiro momento de exposição teórica dos temas, conceitos e vocabulário específicos da área, seguido de exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos.
No início do ano letivo será definido o calendário das atividades práticas das aulas e da avaliação, distribuindo-se também o conjunto de leituras obrigatórias indispensáveis às diferentes tarefas propostas.
As tutorias serão orientadas no sentido de promover uma aprendizagem autónoma por parte dos alunos, garantindo também o acompanhamento personalizado do trabalho de investigação em etapas provisórias, para discussão do enquadramento teórico e melhoria das opções metodológicas.
Método de avaliação
Método de Avaliação - Apresentação oral de textos(20%), Assiduidade e Participação(10%), Comentário de textos(10%), Frequência / Teste escrito(40%), Trabalho de síntese(20%)
Conteúdo
1.Ética no âmbito da Ciência da Informação:
1.1. A Sociedade da Informação e a ação dos profissionais da informação:
- Perspetivas teóricas;
- Aspetos da revolução tecnológica;
- Impactos políticos, económicos, sociais, laborais e culturais.
2. Ética da Informação:
2.1. Teorias éticas e modelos de tomada de decisão;
2.2. Códigos de ética dos profissionais da informação;
2.3. Questões éticas no ciclo de vida da informação:
- Liberdade de expressão e Propriedade Intelectual.
- Autenticidade e plágio.
- Acesso à informação e censura.
- Conteúdos ilícitos e proteção de menores.
- Privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.
- Diversidade cultural e inclusão social.
2.4. Internet e difusão da informação:
- Transparência e segurança;
- Redes Sociais;
- Criminalidade informática;
- Regulação do ciberespaço.
3. Profissionais da informação e responsabilidade social:
3.1. Princípios da responsabilidade social;
3.2. Responsabilidade social nos serviços de informação.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: