Metodologias Específicas de Ensino de Língua Não Materna

Objetivos

Objectivos gerais:
(A) familiarizar os alunos com metodologias específicas para o ensino de língua não materna, com especial referência para o português
(B) treinar os alunos na planificação e implementação de metodologias específicas de ensino de língua não materna, adaptadas a diferentes públicos.
Objetivos específicos:
(a) conhecer as diferentes metodologias orientadas para o ensino/aprendizagem de uma língua não materna, em oposição ao da língua materna
(b) adequar diferentes metodologias a públicos distintos, em função de diferentes contextos de aprendizagem
(c) desenvolver diferentes procedimentos de avaliação e conceber instrumentos de avaliação adequados
(d) desenhar programas e planificar aulas, considerando os princípios metodológicos básicos do ensino de línguas e definindo os conteúdos e as estratégias em função do perfil e das necessidades educativas do público-alvo
(e) desenvolver materiais, tarefas e atividades para treino de diferentes competências em língua não materna

Caracterização geral

Código

722131097

Créditos

10.0

Professor responsável

Maria Alexandra Moreira de Jesus Fieis e Melo, Susana Mesquita de Deus Correia

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Chapelle, C. A. & Sauro, S. (2017). (Eds). The Handbook of Technology and Second Language Teaching and Learning. New York: Wiley-Blackwell.
Ellis, R. (2007). Task-based language learning and teaching. Oxford University Press.
McDonough, J., Shaw, C. & Masuhara, H. (2013). Materials and methods in ELT: a teacher’s guide (3rd ed.). NY: Wiley-Blackwell.
McGrath, I. (2002). Materials Evaluation and Design for Language Teaching. Edinburgh: Edinburg University Press.
Richards, J.C. & Rodgers, T.S. (2001). Approaches and Methods in Language Teaching (2nd edition). Cambridge: Cambridge University Press.
Tomlinson, B. (2013). Developing Materials for Language Teaching (2nd Edition). London, New Delhi, NY, Sydney: Bloomsburry.

Método de ensino

As aulas teóricas serão sobretudo expositivas, sendo incentivada a discussão dos tópicos apresentados. As aulas práticas terão uma componente de aplicação dos conhecimentos, sendo, também, promovida a reflexão sobre os conteúdos teóricos e sobre o próprio trabalho dos alunos.
O acesso aos conteúdos do programa e a outros documentos e atividades pode ser feito através da plataforma Moodle.

Método de avaliação

Métodos de avaliação - Atividades de aplicação de conhecimentos, desenvolvidas ao longo do semestre(40%), Participação ativa e pertinente nas aulas (10%), Trabalho final - apresentação oral: 20%, trabalho escrito: 30% (50%)

Conteúdo

1. Modelos e perspetivas em L2/LE: aquisição e aprendizagem, conhecimento implícito e explícito
2. Abordagens metodológicas para o ensino de língua não materna: ensino clássico da gramática e vocabulário vs. abordagens comunicativas
3. Competências a desenvolver na aprendizagem de língua não materna: comunicativa, sociolinguística e pragmática
4. Fatores a ter em conta na definição da metodologia: público-alvo (idade, nível de proficiência, língua materna), contextos e objetivos de aprendizagem
5. Ensino de língua baseado em tarefas, em competências e em conteúdos
6. Práticas de avaliação e desenvolvimento de instrumentos de avaliação
7. Tecnologias de apoio ao ensino/aprendizagem de língua não materna
8. Desenho curricular e planificação de unidades didáticas
9. Desenvolvimento e análise de materiais, tarefas e atividades para compreensão (oral e escrita), produção (oral e escrita) e interação (oral e escrita)