Avaliação e Produção de Materiais
Objetivos
No final da UC, espera-se que os alunos sejam capazes de:
- Reconhecer a especificidade do ensino da língua segunda/estrangeira;
- Avaliar e adaptar materiais e recursos para o ensino da língua segunda/estrangeira;
- Desenvolver materiais para o ensino/aprendizagem do PLNM para diferentes populações e níveis de proficiência linguística;
- Desenvolver materiais para diferentes competências de uso da língua.
Saberes e competências específicos:
- Capacidade para avaliar materiais e recursos existentes para o ensino de língua segunda;
- Capacidade para adaptar materiais e recursos existentes para diferentes públicos e níveis de proficiência;
- Capacidade para adaptar materiais e recursos existentes para diferentes competências linguísticas;
- Capacidade para criar novos materiais para ensino da LNM destinados a diferentes níveis de proficiência, faixas etárias e para treino de diferentes competências.
Caracterização geral
Código
722131098
Créditos
10.0
Professor responsável
Maria Alexandra Moreira de Jesus Fieis e Melo
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
McDonough, Jo, Christopher Shaw & Hitomi Masuhara (2013) Materials and methods in ELT: a teacher’s guide (3rd ed.). Wiley-Blackwell.
Usó-Juan, Esther & Alicia Martínez-Flor (eds.) (2006) Current trends in the development and teaching of the four language skills. Mouton de Gruyer.
Tomlinson, Brian (ed.) (2003) Materials Development in Language Teaching. Cambridge University Press.
Tomlinson, Brian (org.) (2016) SLA Research and Materials Development for Language Learning. Taylor & Francis.
Tomlinson, Brian & Hitomi MASUHARA (2018) (orgs.) The Complete Guide to the Theory and Practice of Materials Development for Language Learning. John Wiley & Sons.
Método de ensino
A unidade curricular está organizada em módulos semanais, em função dos conteúdos programáticos a serem lecionados.
Cada módulo tem como suporte: vídeos-aula com a exposição dos conteúdos, descrição de exemplos selecionados, formulação de problemas, entre outros; recursos adaptados a cada conteúdo programático (sínteses, esquematizações, quadros-resumo, imagens, materiais adaptados, etc.); indicações bibliográficas/acesso a bibliografia em linha.
Todos os recursos e interação com os estudantes terão como suporte privilegiado a plataforma construída para o efeito.
e-Learning.
Método de avaliação
Método de Avaliação - Exercícios escritos(50%), Frequência / Teste escrito(50%)
Conteúdo
1. Avaliação de materiais e recursos existentes.
2. Adaptação e desenvolvimento de materiais para públicos específicos:
2.1. níveis de proficiência;
2.2. línguas maternas;
2.3. adultos/crianças;
2.4. língua para fins específicos.
3. Desenvolvimento de materiais para diferentes competências:
3.1. ensino da gramática;
3.2. ensino de vocabulário;
3.3. escrita e leitura;
3.4. oralidade.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: