Educação Intercultural
Objetivos
No final da UC, o aluno será capaz de:
(i) dominar conceitos centrais no âmbito da educação intercultural e multilingue;
(ii) compreender relações entre língua, cultura e identidade;
(iii) reconhecer a complexidade de contextos educativos multiculturais e multilingues;
(iv) caracterizar a competência comunicativa intercultural e reconhecer a sua atual importância no ensino-aprendizagem de língua não materna;
(v) selecionar e avaliar criticamente materiais e atividades para o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural;
(vi) planificar e implementar atividades para o desenvolvimento e a avaliação da competência comunicativa intercultural.
Caracterização geral
Código
722131099
Créditos
10.0
Professor responsável
Ana Catarina Leiria de Mendonça Coutinho de Castro
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Barrett, M. (Ed.) (2013). Interculturalism and Multiculturalism: Similarities and Differences. Estrasburgo: Conselho da Europa.
Byram, M. (1997). Teaching and assessing intercultural communicative competence. Clevedon: Multilingual Matters.
Byram, M., Gribkova, B., & Starkey, H. (2002). Developing the intercultural dimension in language teaching: A practical introduction for teachers. Estrasburgo: Conselho da Europa.
Conselho da Europa. (2001). Quadro europeu comum de referência para as línguas. Lisboa: Edições ASA.
Conselho da Europa. (2018). Common European framework of reference for languages. Companion volume with new descriptors. Estrasburgo: Conselho da Europa.
Liddicoat, A. J., & Scarino, A. (2013). Intercultural language teaching and learning. Chichester: Wiley-Blackwell.
UNESCO (2006). UNESCO guidelines on intercultural education. Paris: UNESCO.
Wright, W., Boun, S., & García, O. (Eds.) (2015). The handbook of bilingual and multilingual education. Chichester: Wiley-Blackwell.
Método de ensino
A UC funciona num ambiente virtual de aprendizagem. A UC está organizada em módulos semanais, em função dos conteúdos programáticos a serem lecionados. Cada módulo está apoiado numa vídeo-aula, a que se associam diferentes recursos, incluindo textos de apoio e atividades (formativas e de avaliação). Além destes recursos, são disponibilizados, em alguns módulos, vídeos e ligações externas. Todos os recursos são disponibilizados na página Moodle da unidade curricular. A interação entre alunos e entre alunos e docentes tem lugar essencialmente através de e-mail e fóruns online. A comunicação é, assim, assíncrona.
Método de avaliação
Método de avaliação - (i) atividades realizadas ao longo do semestre(40%), (ii) um trabalho escrito final(60%)
Conteúdo
1. Questões introdutórias
1.1 Cultura, multiculturalidade e interculturalidade
1.2 Relações entre língua, cultura e identidade
2. Educação e diversidade linguística e cultural
2.1 Educação multicultural e educação intercultural
2.2 Educação em contextos multilingues
3. A dimensão intercultural no ensino de língua não materna
3.1 Competência (comunicativa) intercultural no ensino de língua não materna
3.2 Métodos para o desenvolvimento da competência intercultural
3.3 Materiais e atividades para o desenvolvimento da competência intercultural
3.4 Avaliação da competência intercultural
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: