Questões Contemporâneas da Cultura e das Indústrias Criativas

Objetivos

Reconhecer a cultura como instrumento fundamental para a riqueza de uma cidade, a sustentabilidade da qualidade de vida dos cidadãos e o progresso económico e social; Compreender as várias facetas da cultura e das indústrias criativas, num contexto de inovação, digitalização, diversificação e diferenciação, e o impacto que este novo paradigma tem na sociedade; Conhecer os circuitos de produção, distribuição e difusão dos conteúdos culturais; Conhecer os principais desafios da cultura e das indústrias criativas, desde a criação ao modelo de negócio.

Caracterização geral

Código

02100088

Créditos

10.0

Professor responsável

Dora dos Santos Silva

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia


Jones, C. et al. (eds.) (2015) The Oxford Handbook of Creative Industries. Oxford: Oxford Press


•Hesmondhalgh, D. (2007). The Cultural Industries. London: Sage


•Micko, B. & Doyle, J. (eds.) (2017) Culture, Innovation and the Economy. London: Routledge

Santos-Silva, D., Flores, A. M. M., & Centeno, M. J. (2021). Inovação Digital nos Museus Portugueses: Um Estudo de Plataformas, Formatos e Narrativas. ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova. https://doi.org/10.34619/y5c0-v3qo


•Santos-Silva, D. (2021). Innovation in European Journalism. The case of Cultural Journalism. E-books ICNOVA


•Santos-Silva, D. (2021). Inovação e comunicação de cultura: modelos narrativos emergentes. In Comunicação, cultura e jornalismo cultural, edited by Lourenço, Jaime; Lopes, Paula, 51-70. Lisboa, Portugal: NIPC@M.UAL.




Método de ensino

Expositivo com exemplos, discussões e project based learning.

Método de avaliação

•Participação nos desafios das aulas (3): 50%

•Trabalho final e apresentação oral (opcional em grupo): 50%



TRABALHO FINAL


Plano de intervenção cultural e criativa (ao nível de um equipamento, projeto, cluster / bairro, artista ou subsector) ou criação cultural e criativa, com uma componente inovadora ao nível da estratégia narrativa (conteúdos simbólicos em plataformas ou formatos).


Pitch: 16/23 de novembro

Apresentação: 14 e 16* de dezembro

Conteúdo

MÓDULO I – PALAVRAS-CHAVE E OS SEUS MUNDOS


•Evolução do significado de cultura e das artes

•Emergência e especificidades das indústrias culturais e criativas

•Eixo media digitais, criatividade e economia criativa no desenvolvimento das sociedades

•Impacto da digitalização nos conteúdos simbólicos



MÓDULO II – COMUNICAÇÃO DE CULTURA


•O que significa inovar na cultura

•Formatos inovadores no sector cultural e criativo

•Comunicação de cultura. Como?

•Formatos e narrativas na comunicação de cultura

•Storytelling digital na cultura

•O papel do conceito e dos conteúdos simbólicos num plano de intervenção ou criação cultural

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: