Jornalismo Cultural

Objetivos

O jornalismo cultural aplica-se a um campo muito extenso e heterogéneo, devido, primordialmente, à dificuldade em definir a palavra «cultura». A sua caracterização não é, hoje, dissociável do contexto das indústrias culturais e indústrias criativas, bem como das novas tecnologias, que exigem uma redefinição e ampliação do jornalismo cultural e novas competências aos jornalistas. O objetivo deste seminário é dotar os alunos de conhecimentos, técnicas e recursos específicos do jornalismo cultural que lhes permitam criar peças jornalísticas para diversas plataformas, inovadoras na estrutura e originais nos temas.

Caracterização geral

Código

02100099

Créditos

10.0

Professor responsável

Dora dos Santos Silva

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

a) McLeese, Don (2010). The New York Times Reader: Arts & Culture. CQ Press
b) Santos Silva, D. (2021). Innovation in European Journalism - The Case of Cultural Journalism. Coleção ICNOVA.
c) Williams, G. (2014). How to write about contemporary art. London: Thames & Hudson


É privilegiada a bibliografia dada no contínuo das sessões, incluindo peças jornalísticas

Método de ensino

Expositivo com apresentação de exemplos e análise de peças jornalísticas; laboratorial, com trabalhos em aula.

Método de avaliação

Notícia: 20% (26 de março)
Crítica: 40% (10 de abril)
reportagem ou perfil: 40% (25 de maio)


Época de recurso / melhoria: 30 de junho


- melhoria da reportagem ou perfil (70%)


- notícia (30%)

Conteúdo

Parte 1 – Introdução ao jornalismo cultural (2 sessões)


Conceito e amplitude: uma evolução que acompanhou a da cultura
Níveis de especialização: cobertura da cultura na informação generalista, em suplementos e em projetos especializados
Conceitos e alinhamentos editoriais
Cobertura da atualidade vs. feature journalism
Géneros e formatos jornalísticos
Inovação no jornalismo cultural



Parte 2 – Técnicas e práticas I (5 sessões)


A notícia na cultura (artes visuais, artes de palco e economia criativa)
A crítica na cultura (cinema e literatura)



Parte 2 – Técnicas e práticas II (7 sessões)


A reportagem na cultura
A entrevista na cultura
Outros formatos


 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: