Jornalismo Cultural
Objetivos
O jornalismo cultural aplica-se a um campo muito extenso e heterogéneo, devido, primordialmente, à dificuldade em definir a palavra «cultura». A sua caracterização não é, hoje, dissociável do contexto das indústrias culturais e indústrias criativas, bem como das novas tecnologias, que exigem uma redefinição e ampliação do jornalismo cultural e novas competências aos jornalistas. O objetivo deste seminário é dotar os alunos de conhecimentos, técnicas e recursos específicos do jornalismo cultural que lhes permitam criar peças jornalísticas para diversas plataformas, inovadoras na estrutura e originais nos temas.
Caracterização geral
Código
02100099
Créditos
10.0
Professor responsável
Dora dos Santos Silva
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
a) McLeese, Don (2010). The New York Times Reader: Arts & Culture. CQ Press
b) Santos Silva, D. (2021). Innovation in European Journalism - The Case of Cultural Journalism. Coleção ICNOVA.
c) Williams, G. (2014). How to write about contemporary art. London: Thames & Hudson
É privilegiada a bibliografia dada no contínuo das sessões, incluindo peças jornalísticas
Método de ensino
Expositivo com apresentação de exemplos e análise de peças jornalísticas; laboratorial, com trabalhos em aula.
Método de avaliação
Notícia: 20% (26 de março)
Crítica: 40% (10 de abril)
reportagem ou perfil: 40% (25 de maio)
Época de recurso / melhoria: 30 de junho
- melhoria da reportagem ou perfil (70%)
- notícia (30%)
Conteúdo
Parte 1 – Introdução ao jornalismo cultural (2 sessões)
Conceito e amplitude: uma evolução que acompanhou a da cultura
Níveis de especialização: cobertura da cultura na informação generalista, em suplementos e em projetos especializados
Conceitos e alinhamentos editoriais
Cobertura da atualidade vs. feature journalism
Géneros e formatos jornalísticos
Inovação no jornalismo cultural
Parte 2 – Técnicas e práticas I (5 sessões)
A notícia na cultura (artes visuais, artes de palco e economia criativa)
A crítica na cultura (cinema e literatura)
Parte 2 – Técnicas e práticas II (7 sessões)
A reportagem na cultura
A entrevista na cultura
Outros formatos
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: