Ciência e Sociedade

Objetivos

Pretende-se caracterizar e compreender as implicações do conhecimento e produção científica na sociedade partindo de uma cultura de base histórica que permita analisar criticamente a realidade actual e perspectivar desafios futuros da ciência perante a sociedade.

Estimular a capacidade de identificar/analisar processos de construção do conhecimento, da sua transmissão e apropriação pela sociedade, tendo em conta as exigências e problemas que se colocam neste domínio.

Identificar a diversidade de mecanismos e interacções entre ciência e sociedade, na perspectiva histórica e no presente, contemplando domínios como a ética e o risco mas também os mecanismos de apreensão/transmissão do conhecimento científico, designadamente: os meios e canais de difusão desse conhecimento, formas de divulgação (literatura científica, «popularização da ciência», museus) e outras vias como a institucionalização da ciência.

Caracterização geral

Código

722011142

Créditos

10.0

Professor responsável

António Gomes da Costa

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

J. Gregory and S. Miller, Science in Public: Communication, Culture, and Credibility (Plenum Trade, 1998)
BAUER, Martin W, BUCCHI, Massimiliano, Journalism, Science and Society, Routledge, 2007.
SHAPIN, Steven,The Scientific Revolution, University of Chicago Press, Chicago, 1996.
FRASCA-SPADA, M. and JARDINE, N. (eds),Books and the Sciences in History, Cambridge, Cambridge University Press, 2000.
FINDLEN, P., Possessing Nature. Museums, Collecting and Scientific Culture in Early-Modern Italy, University of California Press, 1994.
L. HENSON et al (eds) Culture and Science in the Nineteenth-Century Media, Ashgate, Oxford, 2004.
WYNNE, Irwin and B. (eds), Misunderstanding science? The public reconstruction of science and technology, Cambridge University Press, 1996.
GONÇALVES, Maria Eduarda (org.), Cultura Científica e Participação Pública, Celta Editora, Lisboa, 2000.
GREGORY, Jane e MILLER, Steve, Science in Public, Perseus Publishing, London, 1998.

Método de ensino

Discussão em sessão, com uma primeira parte de apresentação do tema e uma segunda fase de discussão de textos (ou filmes/ podcasts/ blogs, notícias)
Parte destes seminários contará com a participação de especialistas para discussão de problemas específicos (nas suas áreas de estudo sobre ciência, de investigação científica ou como policy makers) e com visitas a espaços de comunicação de ciência com o público em geral [Pavilhão do conhecimento/ museu ciência, manutenção militar, FPC e casa do futuro]

Método de avaliação

Método de avaliação - Assiduidade (10%) & Participação activa nos seminários, incluindo discussão de textos (10%) (20%), Projecto colaborativo com ONGs, museus ou entidades científicas/de investigação (com apresentação e defesa)(40%), Trabalho escrito (com apresentação defesa) / criação de blogs/sites(40%)

Conteúdo

Dez sessões serão organizadas por temas (apresentação e discussão); quatro sessões serão reservadas para visitas e apresentação de trabalhos.

1. Modos de apreensão e relação da sociedade com o conhecimento científico em perspectiva histórica; os desafios da apropriação social do conhecimento
2. Contextos de promoção/impacto do conhecimento científico no plano social (guerras, epidemias, revoluções tecnológicas, descobertas fundamentais);
3. Meios e canais de difusão do conhecimento científico: televisão, rádio, web, literatura de divulgação;
4. Apropriações políticas da ciência (eg. carácter simbólico da ciência como poder);
5. Políticas científicas / organização da ciência;
6. Envolvimento do público/ transmissão do conhecimento / os públicos de ciência;
7. ONGs e Ciência;
8. Criação e promoção da cultura científica (museus, organizações de divulgação científica);
9. Ciência e cultura (arte, literatura, ficção científica, entretenimento);
10. Universidade/comunidade