A Cidade e as Artes

Objetivos

As cidades são hoje um palco privilegiado para a valorização do património, para a criação contemporânea, para o desenvolvimento de práticas culturais diversas mas também para a consolidação de uma democracia cultural que combine fruição com a prática artística por parte dos seus cidadãos.
Por outro lado, as políticas culturais das cidades são hoje verdadeiros mecanismos que contribuem para o seu desenvolvimento estratégico, ao mesmo tempo que a cultura e as artes contribuem para a promoção nacional e internacional das cidades. Importa, por isso, analisar muitas destas dinâmicas tendo em conta as diferentes realidades locais mas comparando experiências nacionais com diversos estudos de caso internacionais.

 

Caracterização geral

Código

722051416

Créditos

10.0

Professor responsável

Carlos Manuel dos Santos Vargas

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Florida, Richard (2012 [2002]). The rise of the creative class. New York: Basic Books.
Hall, Peter (1988). Cities of tomorrow: an intellectual history of urban planning and design in the twentieth century. Blackwell Publishing.
Miles, Malcolm (2007). Cities and cultures. Routledge.
Mitchell, Don (2003). The right to the city: social justice and the fight for public space. New York: The Guilford Press.
Parker, Simon (2011). Cities, politics and power. Routledge.
Roodhouse, Simon (2010). Cultural quarters. Intellect.

Método de ensino

A metodologia de ensino assenta em duas dimensões. Primeira, um discurso do docente em cada aula, permitindo uma síntese do tema e suas consequências historiográficas, com chamadas de atenção para as grandes bases documentais. Neste âmbito conduz-se à intervenção dos discentes por meio de exercícios como as apresentações de citações ou a remissão para os métodos e conteúdos do trabalho de investigação.
Segunda, o andamento do processo de avaliação, concebendo-se a avaliação como um percurso de aprendizagem que permite a utilização de competências transversais ao fazer das ciências sociais.

Método de avaliação

Método de Avaliação - Investigação.(70%), Consolidação - prova presencial escrita seguida de uma oral e a apresentação justificada de um conjunto de citações.(20%), Construção - constituída pela presença em aula e pela participação em atividades de cultura próximas dos temas do Programa.(10%)

Conteúdo

A Cidade e as Artes
I Parte - Definições
Cidades, Cultura e Arte
II Parte - Interacções
Cidades produtoras de cultura
Cultura e artes com factores de re-produção das cidades
III Parte - Cidades e políticas
Cidades criativas
Cidades culturais
Quarteirões culturais
IV Parte - Estudos de caso