Teoria de Aprendizagem Musical para a Segunda Infância

Objetivos

A unidade curricular de Teoria de Aprendizagem Musical para a Segunda Infância tem como objetivos:

1. Adquirir conhecimentos relativos aos conteúdos da Teoria de Aprendizagem Musical (TAM) para crianças em idade pré-escolar proposta pelo pedagogo e investigador Edwin Gordon;

2. Adquirir conhecimentos específicos relativos ao conceito de Audiação Preparatória, com enfoque no estádio da Assimilação (Tipos: Introspeção; Coordenação);

3. Adquirir capacidades de observação de comportamentos musicais (segundo os tipos e estádios de Audiação Preparatória) na segunda infância;

4. Adquirir capacidades de observação de comportamentos sociais e de interação na segunda infância;

5. Adquirir competências para a estruturação de sessões de orientações musicais na segunda infância;

6. Adquirir competências práticas em termos musicais e relacionais para o ensino da Música em sessões para a segunda infância.

Caracterização geral

Código

02102717

Créditos

10.0

Professor responsável

Ana Isabel Lemos do Carmo Pereira

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

Bradley, K. K. (2009). Rudolf Laban. New York: Routledge.
Gordon, E. E. (2000). Teoria de Aprendizagem Musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar (P. M. Rodrigues, trad.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Houlahan, M., & Tacka, P. (2015). Kodály today in the kindergarten classroom: Developing the creative brain in the 21st century. Oxford: Oxford Universi.
Rodrigues, H., Rodrigues, P. F., & Rodrigues, P. M. (Eds.). (2016). Manual para a Construção de Jardins Interiores. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Taggart, C., Reynolds, A., Valerio, W., Bailey, J., Lange, D. M., & Gordon, E. E. (2009). Jump right in: Kindergarten Teacher’s Guide Book. Chicago: GIA Publications.
Valerio, W., Reynolds, A., Bolton, B., Taggart, C., & Gordon, E. (2000). Music Play: The early childhood music curriculum guide for parents, teachers and caregivers. Chicago: GIA Publications.
Willems, E. (1970). As Bases Psicológicas da Educação Musical. Bienne: Edções Pro-Musica.

Método de ensino

Aulas teóricas, práticas e teórico-práticas. Pretende-se dotar os estudantes de conhecimentos específicos relativamente à Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon para crianças em idade pré-escolar. Pretende-se proporcionar experiências observação em contexto real que contextualizem esses conhecimentos nas práticas pedagógicas. A intervenção musical (em pares) em sessões para pais e crianças em idade pré-escolar pretende ainda constituir uma oportunidade de aplicação dos princípios, técnicas e estratégias de ensino baseadas na Teoria de Aprendizagem Musical em contexto real, fomentando assim a sedimentação dos conhecimentos e prática pedagógica

Método de avaliação

Método de Avaliação - Plano de sessão(40%), Intervenção musical(40%), Trabalho individual escrito com base nas atividades de observação(20%)

Conteúdo

I. Fundamentos da Teoria de Aprendizagem Musical para recém-nascidos, bebés e crianças em idade pré-escolar

  • Comparação com outros contributos pedagógicos para a segunda infância (Zoltan Kodály, Edgar Willems). Audiação Preparatória: Tipos e estádios. Padrões tonais e rítmicos. Siêncio.

II. Material musical

  • Canções com palavras e sem palavras. Cantos rítmicos com palavras e sem palavras. Tonalidade, tonicalidade, tom de repouso, métrica, tessitura, andamento. Critérios de seleção de repertório. Repertório gravado. Critérios de seleção de materiais/instrumentos adequados; Estrutura de uma sessão.

III. Corpo e voz

  • Modelo de desenvolvimento musical e suporte expressivo. Timbres corporais: elementos percussivos e rítmicos. Incorporação de repertório musical. Ligação com o movimento baseado em Rudolf Laban. Improvisação.

IV. Observação e intervenção musical

  • Observação de sessões de orientações musicais; sistematização de comportamentos musicais.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: