Música, Saúde e Bem-Estar

Objetivos

A unidade curricular de Música, Saúde e Bem-Estar visa:

1. Adquirir conhecimentos teóricos acerca dos efeitos preventivos e terapêuticos da música na promoção da saúde e do bem-estar em etapas precoces do desenvolvimento humano;

2. Desenvolver competências musicais adequadas à intervenção em etapas precoces do desenvolvimento humano;

3. Desenvolver competências relacionais adequadas à intervenção em etapas precoces do desenvolvimento humano;

4. Adquirir competências de observação em contexto de interação multimodal.

Caracterização geral

Código

02102728

Créditos

10.0

Professor responsável

Maria Eduarda Salgado Carvalho

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

Campbell, P., & Frances, T-S. (Eds.). (2018). The baby as subject: Clinical Studies in Infant-Parent Therapy. London: Routledge.
Carvalho, E. (2015). O mundo sonoro pré-natal. In H. Rodrigues, P. Ferreira Rodrigues, & P. M. Rodrigues (Eds.), Ecos de Opus Tutti – Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano (pp. 173-186). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN 978-972-31-1565-9.
Carvalho, M. E. (2016). A musicoterapia e o canto pré-natal: contributos nos cuidados de saúde materna. Revista APEO, 17, 4-7. ISSNe: 2182-3006 | ISSNp: 1646-3625.
Carvalho, M. E. (2018). Fundamentação de um Programa de Musicoterapia Pré-Natal. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(1), 109-116, ISSN: 0214-9877.
Filippa, M., Kuhn, P., Westrup, B. (Eds.). (2017). Early Vocal Contact and Preterm Infant Brain Development. Bridging the Gaps Between Research and Practice. New York: Springer.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas. Pretende-se dotar os estudantes com conhecimentos específicos sobre as possibilidades de interação musicais em idades precoces assentes no conceito da musicalidade comunicativa. Estas aulas serão complementadas com exemplos vídeo de interação entre pais e bebés. Esta componente teórica e de observação será enriquecida por um professor especialista na área de Psicologia de Desenvolvimento e Etologia Humana. Pretende-se dotar os estudantes de competências relacionais e musicais para intervenção no primeiro ano de vida das crianças. Sublinha-se a importância do desenvolvimento pessoal de cada estudante como base para uma intervenção musical consequente e profícua.

Método de avaliação

Método de Avaliação - Realização de uma história autobiográfica sonoro-musical.(50%), Recensão de artigo alusivo à temática da UC (à escolha do estudante e aprovado pela docente).(50%)

Conteúdo

I. Ontogénese da musicalidade comunicativa

  • A voz e o gesto na intencionalidade comunicativa;
  • A voz materna e o canto pré-natal como facilitadores da emergência da musicalidade comunicativa;
  • Sensibilidade acústica no recém-nascido.

II. Práticas e efeitos terapêuticos da Música

  • Promoção da saúde e bem-estar;
  • Intervenções musicais desde a gravidez e durante o primeiro ano de vida. Promoção da interação e da vinculação precoce;
  • Canções de embalar e parentalidade;
  • Observação de vídeos de interação entre pais e bebés;
  • Discussão e análise.

III. Competências relacionais em intervenções musicais

  • A improvisação como estratégia facilitadora em intervenções musicais;
  • Escuta ativa. Expressão da criatividade empática;
  • Expressão do self-musical;
  • Criação de uma história sonoro-musical: Trabalho prático. 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: